Marques de Souza investe na cadeia leiteira

Marques de Souza – A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura e Univates, vai desenvolver o projeto Sustentabilidade Ambiental. O programa visa melhorar o setor primário, que hoje representa 78% da economia do município.

Com o objetivo de fornecer consultoria e capacitação aos produtores de leite foi instalado, no dia 28 de janeiro, o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação do Vale do Taquari. O projeto total do leite do município é usado como parâmetro para estabelecer, proporcionalmente, o número de propriedades leiteiras participantes do projeto para município.

A avaliação das propriedades produtoras de leite serão realizadas com base em nove parâmetros, dejetos, água, área de preservação permanente (APP), reserva legal, agrotóxicos, fertilizantes, declive de terreno, erosão e queimadas. Em Marques de Souza serão dez propriedades beneficiadas interagindo com órgãos de assessoria técnica e produtores rurais para adequar o processo produtivo.

No total serão três representantes da Univates mais um técnico agrícola da secretaria da Agricultura ou Emater que irão durante três anos, acompanhar o funcionamento e o trabalho desenvolvido na propriedade; produtividade e qualidade do leite produzido, suas instalações, armazenamento e distribuição de dejetos, pesquisa sobre a fauna e flora da propriedade. No final da avaliação, os profissionais darão ideias para melhorar a produção, dando mais rentabilidade ao agricultor.

Laux comenta que em quatro anos a produção leiteira quase dobrou. Em 2009 eram seis milhões de litros produzidos e em 2012 chegou a dez milhões de litros anuais. O motivo, segundo o secretário, foram os diversos programas de incentivos que os agricultores recebem.

O secretário da Agricultura, Adair Laux, salienta que essa iniciativa da Univates vai auxiliar os agricultores a melhorar a qualidade do leite produzido. “Precisamos fortalecer a cadeia leiteira do município.”

Dados sobre a produção de leite

– 340 famílias comercializam leite
– 2,5 mil vacas
– 10 milhões de litros anuais

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...