Mais de duas mil pessoas prestigiam encontro do Dia da Mulher em Santa Clara do Sul

O auditório da Sociedade Centro de Reservistas em Santa Clara do Sul ficou pequeno, no último sábado, dia 8, para o Encontro Regional do Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, mais de duas mil pessoas de 27 municípios diferentes se reuniram para prestigiar o evento, que contou com palestra sobre os direitos das mulheres – ministrada pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) Elton Weber -, além de atividades recreativas e feira de produtos coloniais e de artesanato, entre outros.

Uma das participantes foi a agricultora Renita Bald, da localidade de Picada Stumpf, Santa Clara do Sul. Mal o encontro havia começado e a produtora já circulava pelos estandes do evento com um vaso de flores recém-adquirido. Para Renita, a atividade representa uma oportunidade de encontrar as amigas, tomar um chimarrão e se divertir. Ao lado da cunhada, Clarice Maria Bald, também aproveitou a ocasião para promover o trabalho como artesã, parte das atividades desenvolvidas pelo Clube de Mães Estrela Guia.

Também entre o público presente, estiveram diversas autoridades regionais e estaduais. Para a secretária estadual de Turismo Abigail Pereira, o dia serviu para celebrar, mas também para refletir a respeito do papel da mulher na sociedade, que ainda teria muito a avançar. “Quem cuida de nós?” questionou a respeito dos índices de violência registrados contra a mulher. O deputado estadual Lucas Redecker usou o chavão que diz que “todo o dia é o dia delas” em sua fala, valorizando as mulheres que representam o carinho, o conforto e a segurança de pais, filhos, maridos, namorados.

Já o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Diego Barden dos Santos, valorizou a extensionista Sandra Gerhardt, ausente no evento por questões particulares, pelo trabalho realizado localmente. Em seguida parabenizou as agricultoras, lembrando o fato de 2014 ser o Ano Internacional da Agricultura Familiar da Organização das Nações Unidas (ONU). “Se hoje temos fartura nas nossas mesas é por causa do trabalho de vocês”, reconheceu. Outras lideranças como a coordenadora estadual das mulheres trabalhadoras rurais, Maria Lovane Ely e o prefeito de Santa Clara do Sul Fabiano Immich, também participaram das festividades.

A promoção foi da Emater/RS-Ascar, prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Regional Sindical o Vale do Taquari e União Santaclarense de Clubes de Mães. Além de Santa Clara do Sul, outros municípios do Vale do Taquari como Arvorezinha, Relvado, Ilópolis, Lajeado, Putinga, Travesseiro e Dois Lajeados, também promoveram ações para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Nos próximos dias será a vez de Estrela – com o Multimulher -, Paverama, Marques de Souza, Muçum e Encantado. Mais informações podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar ou pelo site www.emater.tche.br, no link Calendário de Eventos.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...