Mais de 400 pessoas participam do 20º Encontro de Mulheres Rurais de Anta Gorda

Um público de mais de 400 pessoas prestigiou, na quarta-feira, dia 29 de abril, o 20º Encontro Municipal de Mulheres Rurais de Anta Gorda. A atividade foi dividida em duas partes. Na primeira, no turno da manhã, houve palestra com o tema “Vencer é atitude”, ministrada pelo palestrante Sérgio Kehl. Na parte da tarde foi realizada atividade de campo, no Parque Municipal, onde foram abordados temas relacionados ao consumo de alimentos naturais, a prevenção e os cuidados com o câncer de pele, a coleta seletiva de lixo, ao resgate de sementes crioulas e de mudas, além de momento saúde.

Participaram do encontro, além de grupos da terceira idade e de integrantes de clubes de mães, as agricultoras envolvidas com a Chamada Pública da Sustentabilidade – ação que está sendo executada pela Emater/RS-Ascar com 200 famílias do município, por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). É o caso da produtora Tânia Casagrande Salvini, da localidade de Linha Felizardo Júnior. Na propriedade que mantém ao lado do marido – os filhos já saíram de casa – o principal cultivo é o milho, além da criação de suínos e de bovinos de leite.

Em relação às ações da Chamada Pública – que têm o objetivo de ampliar a assistência técnica e a extensão rural, aproximando agricultores e extensionistas da Emater/RS-Ascar – Tânia valorizou o aprendizado e a troca de experiências. “Alguma coisa a gente sempre aplica no nosso dia a dia, ainda mais no nosso caso, em que praticamente não compramos nada no mercado”, analisa. Participante assídua do Encontro de Mulheres, diz ter faltado em apenas uma oportunidade. “Não perco a chance de botar os papos em dia com a mulherada, ‘fofocar’, dar risada e fazer novas amizades”, sorri.

Para a extensionista da Área Social da Emater/RS-Ascar, Marta Pin Rossini, é exatamente esse o espírito que deve ser levado para cada encontro. “Deve sim ser um dia de aprendizado, de aquisição de conhecimentos e de troca entre os participantes, mas também uma oportunidade para valorizar os momentos de confraternização e de aproximação entre os envolvidos” salienta a extensionista. Marta se mostrou contente com a presença dos homens no evento. “Não há nada que os impeça de participarem e, a cada encontro, o número de homens tem aumentado”, comemora.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito, Neori Dalla Vecchia; a secretária da Saúde, Lorete Pitol Carboni; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Anta Gorda, Mario Lui; o supervisor da Emater/RS-Ascar, Cézar Burille; e a presidente dos clubes de mães, Liamara Mucelin Ferrari. Dalla Vecchia saudou o trabalho feito pela Emater, reconhecendo a importância da comunidade no crescimento de Anta Gorda. “É algo que nos deixa orgulhosos, já que é por meio do suor dos agricultores, que nos fortalecemos como sociedade”, enfatizou.

A organização do encontro foi da Secretaria Municipal da saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Associação dos Clubes de Mães, Emater/RS-Ascar, departamento de Meio Ambiente, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Prefeitura, Canaã e grupo de fisioterapeutas.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...