Mais de 400 pessoas participam de palestra pelo Dia do Comerciante

No dia 16 de julho foi comemorado o Dia do Comerciante, setor que contribui significativamente para impulsionar a economia brasileira. Em Teutônia, dos cerca de 500 associados da CIC Teutônia, em torno de 53% são do setor do comércio. Para celebrar esta importante data, a entidade empresarial promoveu a 8ª edição do evento em comemoração ao Dia do Comerciante, no dia 17 de julho. Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, com a palestra “O que importa não é a vontade de vender, mas a vontade de se preparar para a venda”, com o administrador, consultor de vendas, gerenciamento e liderança, Tiago Mello.

Com exemplos práticos, o palestrante falou do perfil dos novos consumidores e a necessidade constante de treinamento das equipes de vendas. “É mais difícil mudar do que aprender algo novo. Os profissionais devem se preparar para as vendas. Os novos consumidores consumem o tempo todo, seja online ou nas lojas físicas, está bem informado, ouve muito a opinião da comunidade, o que os outros falam do produto, e é capaz de danificar e construir marcas com facilidade. Por ser global, está cada vez mais exigente. É inegável que as redes sociais aumentaram o poder dos consumidores. Hoje as empresas concorrem com o mundo todo”, afirmou Mello.

Para ele, a evolução da equipe de vendas passou de atendente, para vendedor e então para consultor. “O que precisamos hoje são consultores de vendas, considerando que 30% dos clientes mudam em função do produto e 70% em função do atendimento. Precisamos nos aperfeiçoar para atender o cliente e não deixar que ele vá embora, precisamos observar o que ele está fazendo, pois quem nos diz se estamos no caminho certo é o cliente.”

Mello também falou de evolução no setor de varejo, cujo padrão anterior considerava produto, preço, praça e promoção, enquanto que o modelo moderno inclui nesse processo as pessoas. “Não conseguimos criar uma marca sozinhos. Os clientes são coautores. Quando estamos no mercado, temos uma grande oportunidade ao mesmo tempo em que corremos um grande risco. Cada evolução é uma chance de ajustar a estratégia e as pessoas precisam ter consciência de que as novas gerações irão ocasionar uma mudança muito grande nos nossos negócios. O futuro depende do que você faz hoje”, disse.

Entre outras dicas, Mello reafirmou o valor dos sonhos: “sejam audazes, pensem grande. Se não pensarem grande, o melhor que vão conseguir é o que estão pensando. O cliente é o visitante mais importante de nossas lojas. Ele faz um grande favor ao nos dar a oportunidade de atendê-lo. Por isso, seja hoje melhor do que ontem. Aprenda algo novo diariamente, seguir evoluindo faz com que alcancemos nossos objetivos. Treinem a equipe o tempo todo, focando nas deficiências de cada um, e não genericamente”.

A motivação também pautou a palestra. “Motivação faz muita diferença na vida e no desempenho das pessoas. O motivado vai além do problema e busca soluções. Faça diferente, supere as expectativas, faça algo a mais e tenha o reconhecimento e o crescimento. Venda é sinônimo de confiança, por isso, aprenda a envolver o cliente emocionalmente”, concluiu Mello.

O evento pelo Dia do Comerciante foi uma realização da CIC Teutônia, com o patrocínio de Languiru, Lojas Becker, Sicredi, Loja Márcia e Universo Infantil.

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