Mais de 2,4 mil atendimentos veterinários foram feitos em 2014

A Secretaria Municipal da Agricultura de Estrela (Smag) fez ao longo de 2014, 2.405 atendimentos veterinários. Com três veterinários e uma média de 10 a 15 chamados/dia, a assistência é gratuita, para que o agricultor possa tocar a propriedade e se estabelecer em Estrela como produtor proativo. Os profissionais dão assistência aos chamados dos produtores para atender anomalias no rebanho como doenças e intoxicações. “Tem uma doença chamada tristeza que é muito comum causada pelo carrapato”, informa o secretário da Agricultura José Adão Braun. Os veterinários estão a disposição 30 dias por mês e o plantão assistencial é mantido em domingos e feriados. O serviço é importante para eliminar o sofrimento do animal e zelar pela qualidade . “Não adianta ter uma capacidade genética grande se não tem a saúde do animal. Estamos sempre vigilantes para zelar pelo rebanho.”

O veterinário Sidney Casagrande trabalha há mais de 20 anos no departamento. Ele diz que é prática tratar clinicamente e fazer cirurgia em grandes animais. “O produtor notou que o animal não está comendo ou debilitado, liga para a Secretaria da Agricultura solicitando o atendimento.” A assistência não demora a chegar. A Smag também dispõe de medicamentos. “O atendimento veterinário é gratuito, os remédios são cobrados a preço de custo”, explica Casagrande.

Os veterinários atuam em duas frentes em Estrela: na cura e prevenção. “Somos chamados quando há doenças em animais e também fazemos campanhas de everminação, contra brucelose ou febre aftosa.”

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...