Lojistas do RS se mobilizam pelo fim da DIFA

Com votação marcada para esta terça-feira, dia 10, na Assembleia Legislativa, o movimento “Chega de Mordida” tem recebido forte adesão das entidades do interior do Estado. Liderado pela Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), junto com a Federasul, CDL Porto Alegre e Movimento Lojista RS, a ação pretende acabar com a diferença de alíquota, que é de 5% no ICMS sobre as mercadorias vindas de outros estados para micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional (DIFA).

O presidente da AGV, Vilson Noer, garante que o comércio do RS está se conscientizando de que precisa participar nas decisões políticas e, portanto, estará em peso na Assembleia no dia da votação. ”Se aprovado, o fim da DIFA trará um novo alento para a sobrevivência das lojas e para manutenção de milhares de empregos”, alega.

“Lutamos pela correção de um equívoco, que vem prejudicando sensivelmente os comerciantes, seus colaboradores e também os consumidores, que acabam pagando um preço elevado pelas mercadorias. Queremos exercer nosso papel de cidadão, participando dessa última etapa de muitas para a derrubada do decreto da DIFA”, explica o presidente da CDL Lajeado, Ricardo Luís Diedrich. Lojistas das cidades de Pelotas, Canguçu, Pedro Osório, Jaguarão e Uruguaiana também comparecerão ao ato.

A próxima votação da lei que elimina a DIFA, pelos 55 deputados estaduais, é a oportunidade final de as entidades de classe e organizações representantes dos trabalhadores vencerem esta batalha. A votação acontecerá a partir das 14h, e as entidades pedem para que lojistas vistam a camiseta do Chega de Mordida ou vistam-se de preto.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...