“Legislação nenhuma impede tragédias”, afirma tenente do Corpo de Bombeiros

A reunião-almoço da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado realizada na última terça-feira, dia 29 de julho, teve como destaque o tema segurança. O encontro Ideias que Alimentam foi realizado na sede da entidade e reuniu empresários e colaboradores de empresas atentos à nova legislação e às adequações necessárias.

“Legislação nenhuma impede tragédias”, afirmou o palestrante, tenente José Augusto Pohlmann, do Corpo de Bombeiros de Lajeado. Para ele, o mais importante que as empresas têm a fazer é incentivar a cultura do cuidado e da prevenção. “É ver se tem extintores e se estão funcionando, saber usar, verificar se não há sobrecargas elétricas e fazer manutenção nas instalações”, exemplificou o tenente.

Pohlmann fez uma explanação geral sobre a legislação e as mudanças recentes que entraram em vigor. Lembrou que apesar de ter havido uma flexibilização, há aspectos que precisam ser cumpridos para garantir a segurança das pessoas. As mais rigorosas referem-se a locais de concentração de público, como estabelecimentos de festas e shows, em que algumas normas são para execução automática e outras têm prazo para serem implantadas.

Ele também citou o caso das exigências em relação aos prédios já existentes, entre as quais os reservatórios de água. “A lei determina que é necessário. Quem não tiver e não tem condições de instalar, por espaço, estrutura ou qualquer outro motivo, precisa providenciar um laudo de um engenheiro, no qual apresenta soluções alternativas para serem avaliadas pelo Corpo de Bombeiros”, observou Pohlmann.

A reunião-almoço foi conduzida pelo presidente da CDL Lajeado, Daniel Dullius, e contou com a presença do secretário de Trânsito e Segurança Pública de Lajeado, Gerson Teixeira.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...