Languiru participa de documentário da televisão argentina

Com a Copa do Mundo no Brasil, o olhar da imprensa internacional está voltado para tudo o que acontece no país, especialmente se o assunto for futebol. Há também os profissionais que direcionam seu foco para outros temas, com o intuito de mostrar peculiaridades do povo brasileiro.

Nesse contexto, o Canal Encuentro, canal educativo e cultural do Ministério da Educação da Argentina, está produzindo um documentário para mostrar a influência do cooperativismo para a permanência dos jovens na propriedade rural. Para tanto, o canal contratou a produtora Ahoritanomás, que está captando imagens e depoimentos na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul.

A Cooperativa Languiru, de Teutônia, com reconhecido trabalho no rejuvenescimento do seu quadro social, recebeu a equipe da produtora no final do mês de maio. Estiveram na empresa o diretor Juan Cruz Saenz, o diretor de fotografia Hernan Menendez e o cinegrafista Marcelo Campitelli, acompanhados da coordenadora de programas de crédito e incentivo fiscal da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Alice Schwade Kleinschmitt.

O roteiro iniciou com captação de depoimentos dos associados da Languiru, Tiago Lerner e Merice Strate, nas propriedades localizadas em Linha São Jacó e Linha Boa Vista Fundos, respectivamente, ambas em Teutônia. Os dois jovens produtores salientaram a pontualidade no pagamento da produção, os programas de incentivo e o modelo de gestão da Languiru.

Em seguida, a equipe entrevistou o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, no Escritório Central da cooperativa. Bayer comentou o processo de diversificação das atividades e lembrou os investimentos em tecnologia no campo e nas indústrias, que contribuíram para o crescimento da Languiru. Também enalteceu o fato da cooperativa estar conseguindo manter o jovem na pequena propriedade.

Para finalizar a reportagem, a equipe ainda gravou algumas cenas internas e externas no Agrocenter Languiru – Ferragens, Ferramentas, Máquinas e Bazar e no Supermercado Languiru. No Estado, também foram realizadas filmagens na Ecocitrus, em Montenegro, e na Coopan, em Nova Santa Rita.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...