Languiru oferece formação continuada do Programa de Sucessão Familiar

O ambiente econômico passa por constantes modificações, influindo na transformação dos negócios empresariais, evidenciando, cada vez mais, que as pessoas melhor preparadas, conhecendo suas potencialidades e possibilidades, passam a ter as melhores oportunidades para crescerem social e economicamente. Baseado nisso e considerando o resultado alcançado pelo Programa de Sucessão da Agricultura Familiar da Languiru, iniciado em novembro de 2013 e cuja primeira turma com 39 estudantes recebeu seus certificados em dezembro de 2015, a cooperativa projeta formação continuada para esses jovens associados e filhos de associados.

Intitulado como “Formação de lideranças da Agricultura Familiar para a sucessão do quadro social na Cooperativa Languiru”, o projeto de continuidade dos estudos inicia no próximo mês de julho e se estende até agosto de 2018. Serão 37 encontros, com 165 horas/aula, com encontros a cada três semanas e a participação de especialistas de diversas áreas na orientação do grupo.

Entre as temáticas abordadas, estarão o estudo e a discussão de questões relacionadas às inovações tecnológicas, ao planejamento e ao uso racional de propriedades rurais, desenvolvimento de lideranças, técnicas de decisão e negociação e visão sistêmica de cadeias produtivas do agronegócio.

“Os encontros terão a duração de três horas e serão desenvolvidos de forma que a teoria esteja em sintonia com a prática. Também teremos visitas técnicas a empresas e propriedades rurais”, destaca o coordenador do programa e professor da turma, Lucildo Ahlert.

Continuidade

Direcionado especificamente aos jovens que participaram da primeira etapa do Programa de Sucessão Familiar da Languiru, a formação continuada já conta com 23 inscritos e ainda recebe inscrições, gratuitas, de formados da primeira turma. Conselheiros, coordenadores e profissionais do Departamento Técnico da cooperativa também serão convidados a participar como “alunos ouvintes” em disciplinas pontuais do curso.

“Como resultado, esperamos possibilitar a formação de novas lideranças que possam contribuir para dinamizar a produção agroindustrial cooperativa como sucessores, tanto na gestão das propriedades, quanto na gestão dos negócios da própria Languiru”, acrescenta Ahlert.

Planejamento

No dia 14 de abril o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, acompanhado do diretor administrativo Décio Leonhardt, do assessor administrativo Silério Hamester, de gerentes e coordenadores setoriais da cooperativa, participaram de reunião com Ahlert para definir detalhes da formação continuada.

“A Languiru, com 60 anos de atividades que priorizam o desenvolvimento das comunidades onde está presente, se moderniza e se renova no capital mais precioso, que são as pessoas que integram a grande ‘Família Languiru’. Estamos dando mais um passo na formação de novas lideranças, desenvolvendo ações para a sustentabilidade das propriedades rurais e da nossa cooperativa”, enaltece Bayer.

Para o presidente, este trabalho com os jovens contribui significativamente para a imagem da Languiru. “Esta continuidade dos estudos do Programa de Sucessão Familiar podemos classificar como uma espécie de pós-graduação. É um novo desafio que, além da formação gerencial, busca estimular o espírito de liderança desses jovens associados. Precisamos desse envolvimento de todos os integrantes do quando social”, conclui.

Conteúdo

As atividades da formação continuada levam em conta duas visões: a propriedade rural e os negócios atendidos pela Cooperativa Languiru, cujo conteúdo programático a ser trabalhado está dividido em módulos.

Na visão da propriedade rural serão desenvolvidos módulos que consideram alternativas de sustentabilidade de energia e de água em propriedades familiares rurais; aprimoramento de conhecimentos em alimentos e nutrição animal; estudo e análise de alternativas tecnológicas de produção agropecuária; e planejamento, organização e layout em propriedades familiares rurais. Já na visão de negócios atendidos pela Languiru, ocorrerão os módulos de análise de cadeias produtivas principais de suínos, aves e leite; aprimoramento em finanças e análise de avaliação de negócios; aprimoramento em gestão de pessoas; e aprimoramento em negociação, envolvendo diferentes culturas e resultados de “ganha-ganha”. Outro módulo de estudo e análise de alternativas tecnológicas de produção agropecuária será desenvolvido em forma de visitas técnicas.

Com a coordenação técnica de Ahlert, os conteúdos de cada módulo serão desenvolvidos por especialistas de diferentes áreas. “As sistemáticas dos encontros preveem palestras, aulas expositivas dialogadas, discussões em grupos e questões relacionadas com a aplicação prática dos conteúdos, visitas técnicas a empresas e a propriedades rurais, além de auto-avaliação à distância. Os participantes com 75% de participação nas presenças, juntamente com auto-avaliação dos encontros realizados, receberão ao final certificado de Formação de Lideranças no Agronegócio Cooperativado”, explica.

Inscrições

As inscrições para a formação continuada do Programa de Sucessão da Agricultura Familiar da Languiru – “Formação de lideranças da Agricultura Familiar para a sucessão do quadro social na Cooperativa Languiru” seguem abertas e podem ser efetuadas, gratuitamente, junto ao Departamento Técnico da cooperativa, no Bairro Languiru, em Teutônia. A turma deverá contar com, no máximo, 40 participantes. Para participar o estudante deve ter participado da primeira etapa de formação.

Além disso, a cooperativa também está com inscrições abertas para a segunda turma da primeira etapa de formação do Programa de Sucessão Familiar da Languiru. As mesmas também podem ser realizadas, gratuitamente, junto ao Departamento Técnico da Languiru. As aulas iniciam em julho. Podem participar jovens associados e filhos de associados da Cooperativa Languiru. Mais informações pelo fone (51) 3762-5647.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...