Languiru ocupa posto de 4ª maior cooperativa de produção do Estado

A Cooperativa Languiru, com sede em Teutônia, mais uma vez integra o ranking 500 Maiores do Sul – Grandes & Líderes, projeto da Revista Amanhã e PwC Brasil, cuja divulgação ocorreu na edição nº. 314/2015. O periódico destaca as empresas líderes do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além das 500 empresas consideradas emergentes levando em conta seu desempenho econômico no exercício de 2014.

A Languiru figura na 49ª posição entre as maiores empresas do Rio Grande do Sul (era 57ª no ranking anterior). Além disso, passou da 141ª posição para a 129ª no ranking que considera as maiores empresas da Região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Levando em conta as cooperativas de produção gaúchas que integram o ranking divulgado pela Revista Amanhã, a Languiru é a 4ª colocada. A empresa ainda figura no ranking das 50 maiores receitas líquidas do Rio Grande do Sul, ocupando a 43ª posição, com R$ 873,92 milhões em 2014.

O diretor de redação da Revista Amanhã, Eugênio Esber, que assina o editorial da edição, ressalta que o anuário Grandes & Líderes – 500 Maiores do Sul busca oferecer uma fotografia sem retoque da paisagem empresarial. “Como sempre, gestão é o nome do jogo, e neste biênio dramático que se anuncia em 2015-2016 para a economia brasileira sobreviverá quem aprender com estratégias vencedoras. Vejamos quem saberá extrair o melhor proveito das lições deixadas”, frisou.

A repórter Laura Cauduro D’Ângelo, que realiza um comparativo do ranking econômico nos últimos 25 anos, faz uma radiografia do cenário e traz detalhes da importância do sistema cooperativo para a economia brasileira, em especial na região Sul. “O Rio Grande do Sul pode abrigar o grande fenômeno do cooperativismo de crédito, mas é o Paraná que ostenta, hoje, as grandes cooperativas de produção da região Sul”, revela.

De acordo com Nelson Costa, superintendente adjunto do sistema Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), três fatores levaram as cooperativas a ganhar corpo e se transformar em motores importantes da economia paranaense: investimentos no aumento da capacidade produtiva dos agricultores associados; agregação de valor à produção; e ambicioso plano de expansão.

No ranking das 500 Maiores do Sul, o setor de alimentos e bebidas detém a maior soma de receita líquida, ultrapassando R$ 79 bilhões, com a representatividade de 37 empresas. As cooperativas de produção aparecem entre as mais eficientes em 2014, com rentabilidade de 3,5%.

Como é feito o ranking

A fonte são os balanços financeiros oficiais publicados pelas empresas. O critério de classificação é um indicador exclusivo conhecido como Valor Ponderado de Grandeza (VPG), resultado da soma do patrimônio líquido (50%), receita líquida (40%) e resultado (10%). Esta é a 25ª edição do ranking 500 Maiores do Sul, que revela indicadores de mil empresas, das quais as 500 maiores e as 500 emergentes da região Sul do Brasil.

Geração de emprego e renda

Para o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, o desempenho positivo e a evolução da cooperativa no ranking refletem o momento de consolidação. “Isso demonstra a importância da Languiru no contexto econômico, na geração de empregos e de renda. Se antes fazíamos parte do grupo das 100 maiores empresas gaúchas, hoje já podemos dizer que estamos entre as 50 maiores do Estado”, destaca.

“O fato de anualmente integrarmos este seleto ranking nos dá a convicção de que estamos no rumo certo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região”, ressalta Bayer, agradecendo a confiança dos associados e dedicação de todos os colaboradores.

Trabalho conjunto

O vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier, igualmente agradece o empenho de todos. “Na última década a cooperativa cresceu muito e resgatou sua credibilidade no mercado, fruto da gestão e do trabalho comprometido de todos os colaboradores e associados. A marca Languiru está consolidada no mercado nacional e internacional, tornando-se referência em produtos diferenciados e de qualidade.”

Para ele, esse trabalho de grande responsabilidade “contribui significativamente para a fidelização de associados e clientes”.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...