Languiru inicia operações de supermercado em Arroio do Meio

No dia 11 de março, a Cooperativa Languiru e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Arroio do Meio assinaram contrato por meio do qual a cooperativa teutoniense assume, em definido, o supermercado do sindicato no município. As negociações começaram ainda em outubro de 2014.

A parceria comercial iniciou em maio de 2015, por meio da qual a Languiru passou a administrar conjuntamente com o STR o supermercado, atendendo clientes de Arroio do Meio e municípios vizinhos, muitos dos quais associados da própria cooperativa. No dia 1º de março de 2016 iniciaram as operações do Supermercado Languiru com nova fachada e identidade visual da cooperativa.

Com isso, a Languiru assume de forma definitiva a infraestrutura do supermercado e suas instalações prediais. O sindicato segue com suas instalações, em prédio próprio, no segundo pavimento, onde permanece com o atendimento aos seus associados.

Negociação

“O sindicato nos procurou num momento em que passava por dificuldades e a Languiru, sensibilizada com o impacto social que isso provocava, inclusive com muitos associados comuns às duas entidades, percebeu uma oportunidade de negócio positiva para todos os envolvidos”, recorda o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, citando ainda a excelente localização e infraestrutura instalada. “Estamos consolidando mais um dos negócios da cooperativa, que são, agora, os cinco supermercados, que têm tido um bom desempenho econômico para a Languiru”, acrescenta.

Para Bayer, toda esta infraestrutura beneficia associados e a comunidade como um todo. “Estamos levando a Languiru, uma cooperativa sólida, com uma imagem muito positiva e forte atuação nas comunidades onde está inserida, também para Arroio do Meio. A parceria com o sindicato permanece, a medida em que procuramos envolver cada vez mais os produtores rurais arroio-meenses, estimulando que deem continuidade às atividades do agronegócio no Vale do Taquari. Há grandes possiblidades de expansão para os próximos anos e estamos ficando ainda mais próximos dos nossos associados”, ressalta.

Sentimento

“Para mim, particularmente, a consolidação do Supermercado Languiru em Arroio do Meio representa muito. A partir do momento em que assumimos a direção da cooperativa, em 2002, tivemos a oportunidade de restabelecer nossos negócios, construímos um parque industrial novo e moderno, e isso demonstra que temos um futuro promissor pela frente, considerando todos os investimentos realizados”, afirma o presidente Bayer.

Ele também agradece de forma especial à Administração Municipal de Arroio do Meio, que desde o início apoiou a parceria entre Languiru e sindicato, sabendo da sua importância econômica e social. “Tivemos uma acolhida fantástica, desde os entes públicos, associados do STR e da Languiru e clientes. Essa receptividade reflete diretamente no faturamento da cooperativa. Neste curto espaço de tempo o volume de negócios da unidade de Arroio do Meio chegou a crescer cerca de 35%”, finaliza o presidente.

Diversificação

O vice-presidente Renato Kreimeier reforça a importância da diversidade de negócios da cooperativa. “A área de supermercados exerce um papel muito importante para o desempenho econômico, além de contribuir significativamente para a fidelização dos nossos associados e clientes”, afirma.

Quanto à escolha por Arroio do Meio, avalia que “trata-se de um município com expressiva representatividade para os volumes de produção de matéria-prima da Languiru nos setores de aves, suínos e leite. É uma forma eficiente que temos para atender cada vez melhor os integrantes do nosso quadro social e a comunidade como um todo”.

Kreimeier se disse bastante otimista com relação ao futuro do novo supermercado. “Existe uma expectativa muito grande com relação aos negócios. Trata-se de uma unidade muito bem localizada, com infraestrutura de estacionamentos cobertos e facilidade de acesso, além da variedade de produtos. Ele está numa região que é considerada o centro de compras no município. Enxergamos um grande potencial de crescimento, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região como um todo. A chegada da Languiru a Arroio do Meio foi muito bem aceita”, confirma.

Parceria

O economista e consultor do sindicato, Valmor Mantelli, reafirma o valor da parceria. “O sindicato percebia a Languiru como uma grande parceira. No momento em a nossa instituição passava por dificuldades e sabendo da intenção da cooperativa em ampliar sua área de atuação, propomos a negociação, parceria que agradou associados das duas instituições”, comenta.

O presidente do STR de Arroio do Meio, Carlos Pedro Kirch, afirma que a negociação “possibilita que o sindicato tenha tranquilidade para seguir fazendo o seu trabalho pelos produtores rurais”. Além do segundo pavimento do prédio, a entidade segue com estrutura em prédio próprio na Rua São José, esquina com a Rua Gustavo Wienandts, na saída do município.

Kirch ainda ressalta que “o STR conseguiu honrar com todos os seus compromissos com os colaboradores”. Para ele, a parceria será duradoura, principalmente pelo comprometimento mútuo com o desenvolvimento regional e o agronegócio. “Há uma grande identificação entre sindicato e Languiru”, frisa.

Mantelli, Kirch e o diretor financeiro do STR, que inclusive é associado da Languiru, André Beuren, participaram da assinatura de contrato entre sindicato e Languiru no dia 11 de março, na Sede Administrativa da cooperativa, em Teutônia.

Aceitação

O coordenador da unidade, Renato Fritzen, também fala da boa aceitação do Supermercado Languiru no município. “O volume de negócios está superando as expectativas iniciais e percebemos um incremento no número de clientes. A comunidade também tem participado com sugestões de melhorias e elogiando o trabalho realizado. Os associados da Languiru e do sindicato seguidamente nos confidenciam que ‘esta é a casa deles’”, comenta.

Fritzen está otimista com o futuro da unidade. “Nosso objetivo é atender bem e buscar a satisfação de todos. Ainda temos muito trabalho pela frente, com ajustes a serem realizados, como por exemplo a ampliação do mix de produtos. Os colaboradores estão motivados”, conclui.

Infraestrutura

Além do Supermercado Languiru em Arroio do Meio, a cooperativa conta com unidades comerciais em Teutônia (bairros Languiru e Canabarro), Poço das Antas e Bom Retiro do Sul. A nova estrutura conta com 5.479,52 metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos de estacionamento coberto para até 70 veículos, depósito, a loja do supermercado e administração.

Para atendimento aos associados e clientes, além da acessibilidade com dois elevadores, são dez caixas. No local há açougue, padaria, confeitaria, mercearia, bebidas, hotifruti, seção de higiene e limpeza, segmento de bazar, ferramentas e rações.

Entre outros benefícios, os associados da Languiru podem efetuar suas compras no Supermercado da Languiru de Arroio do Meio por conta da produção de leite, no mesmo sistema como são feitas as compras nos demais setores da cooperativa. “As bebidas também possuem melhor preço, uma vez que a Languiru compra as mesmas direto de fábrica, o que influi no valor final para venda”, acrescenta o coordenador Fritzen.

O gerente dos Supermercados Languiru, Euclides Andrade, adianta que estão previstas ampliações nos serviços ofertados aos clientes e associados. “O planejamento prevê a instalação de loja Agrocenter Languiru e lancheria junto ao supermercado”, adianta.

Atualmente o estabelecimento conta com 68 colaboradores. O horário de atendimento é de segundas as sextas-feiras, das 8h às 19h30min, e aos sábados, das 8h às 19h. O Supermercado Languiru de Arroio do Meio está localizado na Rua Dr. João Carlos Machado, 917, no Centro.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...