Languiru confirma posto de 3ª maior cooperativa de produção do Estado

As maiores companhias do Rio Grande do Sul foram homenageadas na noite de terça-feira, dia 30 de setembro, na Casa Vetro, em Porto Alegre. O evento, que integra o projeto 500 Maiores do Sul – Grandes & Líderes, realizado pela Revista Amanhã e PwC Brasil, reuniu cerca de 350 pessoas, entre presidentes e executivos das cem maiores empresas do Estado.

Na oportunidade a Cooperativa Languiru, de Teutônia, recebeu premiação de destaque por ser a 57ª maior empresa do Rio Grande do Sul. Além disso, a Languiru é a 141ª maior empresa da Região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Considerando as cooperativas de produção gaúchas que integram o ranking divulgado pela Revista Amanhã na edição agosto/setembro, a Languiru se consolida na 3ª colocação. A empresa também figura no ranking das 50 maiores receitas brutas do Rio Grande do Sul, ocupando a 47ª posição, com R$ 839,26 milhões em 2013. Numa análise mais criteriosa do ranking, a Languiru também surge como a maior empresa com sede no Vale do Taquari.

Crescimento compartilhado

Para o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, o desempenho positivo e a evolução da cooperativa no ranking refletem o momento de consolidação. “Anualmente integramos o ranking das maiores empresas do Sul do Brasil, e isso nos dá a convicção de que estamos no rumo certo. Assim como a Languiru tem evoluído, também percebemos o crescimento dos nossos produtores associados e das comunidades onde a cooperativa está presente. Essa é a premissa do cooperativismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região”, disse, agradecendo a confiança dos associados e dedicação de todos os colaboradores.

Bayer também falou de novos investimentos da cooperativa. “Na economia globalizada, com mercados cada vez mais competitivos, precisamos seguir investindo em novos projetos e na automatização das plantas industriais, produzindo matéria prima e industrializando produtos de qualidade, o que fortalece a marca Languiru e contribui significativamente para a fidelização de associados e clientes”, concluiu o presidente, lembrando os mais de 16 mil pontos de venda da Languiru no Brasil e a exportação para mais de 40 países.

União de esforços

O vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier, também falou do momento histórico vivido pela cooperativa. “Como associado e produtor da Languiru, jamais imaginei viver um momento tão especial. Na última década a cooperativa cresceu muito e resgatou sua credibilidade no mercado, fruto da gestão e do trabalho comprometido de todos os colaboradores e associados. A marca Languiru está cada vez mais consolidada no mercado nacional e internacional, tornando-se referência em produtos diferenciados e de qualidade.”

Cerimônia de premiação

A solenidade de premiação dos destaques da economia gaúcha foi a primeira da série que ainda premia as maiores empresas de Santa Catarina e do Paraná no mês de outubro. Esta é a 24ª edição do ranking 500 Maiores do Sul, que revela indicadores de mil empresas, das quais as 500 maiores e as 500 emergentes da Região Sul do Brasil. Ele é construído levando em consideração os balanços oficiais publicados pelas companhias e o critério de classificação é um indicador exclusivo conhecido como Valor Ponderado de Grandeza (VPG), que resulta de uma ponderação entre patrimônio (50%), receita bruta (40%) e lucro ou prejuízo líquido (10%).

O presidente do Grupo Amanhã, Jorge Polydoro, subiu ao palco para saudar os convidados na abertura da cerimônia. “Nesses anos todos, ajudamos a construir uma base sólida de informações importantes para a comunidade empresarial brasileira. São poucos os eventos que reúnem essas grandes companhias de vários segmentos, com trajetórias importantes, em um único encontro para fazer esse reconhecimento.”

Para a premiação, foram chamados ao palco presidentes e executivos com cargo de direção das cem maiores empresas do Rio Grande do Sul, destaques setoriais e líderes por indicadores.

Na ocasião, subiu ao palco para receber o prêmio da Languiru o presidente Dirceu Bayer, que esteve acompanhado na solenidade pelo vice-presidente Renato Kreimeier, diretor administrativo Décio Leonhardt, assessor administrativo Silério Hamester, gerente de Recursos Humanos Tânia Schardong, gerente financeiro Lício Sulzbach, gerente comercial Jaime Rückert e jornalista Leandro Augusto Hamester.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...