Lançamento oficial do Fórum Tecnológico do Leite conta com a presença de parceiros e imprensa

Na noite da última quarta-feira, dia 19, ocorreu o lançamento oficial da 9ª edição do Fórum Tecnológico do Leite e 5ª edição da Feira Agro Comercial, evento que será realizado em Teutônia no período de 16 a 18 de setembro. Tendo por local o Mini Auditório do Colégio Teutônia, foram convidados parceiros, apoiadores, patrocinadores e imprensa para apresentação dos detalhes da programação e infraestrutura do evento que comemora o Dia Estadual do Leite no município, data celebrada anualmente na terceira quarta-feira do mês de setembro e que enaltece a importância da bebida para a população, incentivando o consumo do alimento. A tônica dos discursos ressaltou a união de esforços.

“Este é um momento histórico, que destaca, mais uma vez, o valor das parcerias para que ações como a de organização do Fórum Tecnológico do Leite se concretizem. A união de esforços nos permite ações mais fortes. Todos juntos estão dando a sua contribuição para a educação e a formação de pessoas diferenciadas para a sociedade do amanhã”, destacou o diretor do Colégio Teutônia, instituição organizadora do Fórum, Jonas Rückert, agradecendo a presença de todos.

O vice-prefeito de Teutônia, Evandro Biondo, reafirmou a importância social da cadeia produtiva do leite. “O leite é um alimento essencial para os seres humanos e, economicamente, representa 13% do valor adicionado de Teutônia. A nossa região é caracterizada por pequenas propriedades, mas grandes produtores. Certamente o Fórum é importante para o incremento da produção, aliada à qualidade, contribuindo para o sustento de muitas famílias. O evento oportuniza o acesso ao conhecimento, a novas tecnologias, cujo compartilhamento de informações contribui para a qualidade de vida da sociedade.”

O gerente adjunto da regional da Emater, Carlos Lagemann, falou em nome dos apoiadores do Fórum. “Iniciativas boas como essa nos permitem superar os momentos de dificuldade, considerando que a atividade leite é muito importante para nossa região”, disse, frisando as temáticas abordadas nos diferentes painéis.

Em nome dos patrocinadores, o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, reafirmou a importância do trabalho do Colégio Teutônia para a região e o Estado. “O profissionalismo fica evidente na organização de eventos como o Fórum, que apresenta uma programação de qualidade, indo ao encontro da comunidade”, ressaltou, enaltecendo atividades como a Escolinha do Leite, com a formação do público jovem, atestando a importância do consumo e a qualidade do leite em termos nutricionais.

O coordenador do Fórum Tecnológico do Leite, professor Márcio Mügge, apresentou breve histórico do evento, iniciado em 2005, destacou os temas dos painéis e detalhes da programação e da infraestrutura. A expectativa é de que o Fórum reúna público de cerca de 1,5 mil pessoas. “O Colégio Teutônia, desde a sua origem, tem dado a sua contribuição para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Rio Grande do Sul e, principalmente, no Vale do Taquari. Há mais de seis décadas, por meio da formação e qualificação profissional, preocupa-se com a manutenção do jovem no campo, com a formação plena de profissionais, alicerçada em valores humanísticos, como respeito às origens, ao indivíduo, às diferenças e à cultura”, enfatizou.

Programação do Fórum

O 9º Fórum Tecnológico do Leite possui como tema “Produção Leiteira: tendências, possibilidades e cenários”. Concomitantemente ao Fórum, com ciclo de palestras e painéis no Auditório Central do Colégio Teutônia e circuito temático dividido em cinco estações com dinâmicas práticas na Granja do Colégio Teutônia, ocorre a 5ª edição da Feira Agro Comercial, nos dias 17 e 18 de setembro. Nesses dias haverá exposição e comercialização de agroindústrias em estrutura especial disponibilizada na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho, no Bairro Teutônia, local que também receberá expositores de máquinas e implementos, insumos e demais tecnologias de produção do setor agropecuário. Entre as agroindústrias familiares estarão produtores de ovos coloniais, embutidos e derivados, queijos e derivados lácteos, conservas, massas, pães e mel.

Os palestrantes e painelistas darão foco à qualidade do leite, Normativa 62, importância do consumo de lácteos, aspectos econômicos da produção e cenários da produção leiteira. Entre outras atividades, haverá a inédita Escolinha do Leite, destacando produção, beneficiamento, consumo e importância nutricional, utilizando linguagem lúdica para estudantes de Teutônia, Westfália, Arroio do Meio, Poço das Antas e Estrela. Haverá ainda o já tradicional Concurso de Leite em Metro.

Será uma semana inteira de programação, com atividades técnicas e inserção de eventos culturais, tendo como público-alvo produtores rurais, profissionais técnicos, lideranças, estudantes, crianças e jovens, além da comunidade em geral.

A Feira Agro Comercial deverá contar com a participação de cerca de 20 expositores, dispostos no ginásio da SER Gaúcho, com espaço para maquinário de porte na área externa, juntamente com as agroindústrias. Na Granja do Colégio Teutônia haverá cinco estações de trabalho, com o público dividido em grupos para percorrer o circuito que irá disponibilizar 20 minutos para cada estande. Com o objetivo de sensibilizar os participantes para aplicação prática, as estações deverão abordar temas como qualidade do leite, sanidade, certificação das propriedades, alimentação e nutrição, pastejo e mecanização aplicada à nutrição.

As inscrições para o Fórum são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo site www.forumtecnologicodoleite.com.br ou no dia do evento. Mais informações ainda podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-4040 ou pelos e-mails marcio@colegioteutonia.com.br e areatecnica@colegioteutonia.com.br.

O 9º Fórum Tecnológico do Leite é uma realização do Colégio Teutônia, com a parceria de Emater/RS-Ascar, Regional Sindical Vale do Taquari, Fetag/RS, Governo do Estado – Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (Aseat), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Nutrifarma, Cooperativa Languiru, Certel Energia, Sicredi Ouro Branco, Du Pont Pionner, Banrisul e prefeituras de Teutônia e Westfália.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...