Lançamento oficial: Dada a largada para a 6ª Leitão Fest

Uma das principais festas gastronômicas da região alta do Vale do Taquari – a 6ª Leitão Fest e 4ª Expofeira, foi lançada oficialmente no sábado, dia 8. Oportunidade, em que produtores de suínos, autoridades e convidados puderam conhecer alguns dos pratos que serão oferecidos durante a festa, que ocorre nos dias 4, 5 e 6 de abril. A expectativa dos organizadores é que durante os três dias de evento circulem cerca de 35 mil pessoas.

No lançamento, o presidente da 6ª Leitão Fest, Jeferson Trevisol, apresentou a estrutura da feira, que continuará sendo realizada no mesmo local – no Centro da cidade. “É um local que consegue acomodar a todos os visitantes. Não iremos mexer no que está dando certo. A prefeitura adquiriu uma área de terra para a construção de um Parque de Eventos, enquanto o local não fica pronto, manteremos a Leitão Fest na cidade”, esclarece.

Segundo ele, a feira vem crescendo ano após ano, onde já foi iniciada a comercialização dos estantes. Interessados em adquirir espaços podem entrar em contato com a prefeitura. “Teremos uma programação variada, com shows, apresentações e seminários, onde o Simpósio da Educação já tem a confirmação de mais de 300 professores. Lembrando que a entrada é gratuita em todas as atrações”, afirma.

De acordo com o prefeito, Valdir Possebon, o trabalho da comissão organizadora é com o foco na melhoria da festa, a cada edição. “Estamos com uma grande expectativa para este evento, pois estaremos comemorando os 50 anos de Putinga. Uma data importante, onde na época da emancipação a suinocultura era a principal economia do então Distrito, hoje ela representa 20%, em questão de retorno de ICMS e geração de empregos. Contamos com um município diversificado, o que importante, mas a suinocultura nos remete a história e a cultura do povo, e a Leitão Fest é a preservação desta história”, destaca.

Gastronomia

A gastronomia é o ponto alto evento, onde a preparação dos pratos, este ano, está a cargo da comunidade de Xarqueadas. As receitas, preparadas pelos moradores, destacam o que há de melhor à base de carne suína e também da culinária italiana. O Memorial do Leitão, criado na última edição, estará exposto mais uma vez. “É um espaço que destaca a história da suinocultura, onde em 1910 já havia produção de suínos, e com isso mostra a importância desta cultura para Putinga. Hoje são mais de cem produtores trabalhando na área, onde Putinga é o berço da suinocultura no alto do Vale do Taquari”, afirma Trevisol.

Programação

Dia 4 de abril: às 13h30min – credenciamento do Seminário da Suinocultura; às 13h45mim – abertura do Seminário com a presença de autoridades e lideranças; às 14h – palestra: Sanidade – Os desafios da suinocultura nos dias atuais, com o médico veterinário e gerente nacional na área de suínos do Laboratório Elanco, Jandir Piloto; às 15h – palestra: Aspectos jurídicos, direitos e deveres do integrado, com os advogados Evandro de Quadros e Diego Girelli; às 16h – Explanação com os diretores das empresas que atuam no município – JBS, BRF e Cosuel, abordando os temas: gerenciamento, motivação e expectativas do cenário da suinocultura; às 17h30min – encerramento do Seminário da Suinocultura; às 18h – Inauguração do Memorial do Cinquentenário e visita ao Memorial do Leitão; às 19h – abertura oficial; às 20h – jantar típico da gastronomia suína; às 20h30min – espetáculo com o Grupo Tholl; às 21h30min – show com Mano Lima. Em paralelo ao Seminário, às 16h haverá encontro dos prefeitos, primeiras damas e soberanas do G10.

Dia 5 de abril: às 8h – Seminário Regional de Educação; às 10h – abertura da feira; às 12h – almoço típico da gastronomia suína; às 14h – atividades alusivas ao Cinquentenário; às 19h30min – jantar típica gastronomia suína; às 20h30min – show de humor com Mulita; às 21h30min – show com Os Federais; às 22h – show com Felipe & Falcão; às 23h – Baile em Linha Carlos Barbosa com animação da Banda Arte Livre

Dia 6 de abril: às 10h – abertura da feira; às 12h – almoço típico da gastronomia suína; às 16h – show de Bandas com a caravana Gilmar Brasil – Rainha Musical; às 18h – show com Mauricio e Matheo; às 20h – show com Balanço Latyno; às 21h30min – encerramento oficial da feira; às 21h40min – show nacional com Cesar e Paulinho.

Durante todos os dias haverá serviços de copa e cozinha e exposição comercial e industrial. A programação é previa e pode sofrer alterações em horários, e outras atividades serão agregadas ao evento.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...