Lançamento da 7ª Turismate ocorre nesta sexta-feira

Autoridades regionais, municipais, imprensa e a comunidade em geral estão convidadas a participar do lançamento da 7ª Turismate, nesta sexta-feira, dia 16. O evento ocorre no Museu do Pão, a partir das 17h. O local foi escolhido por sediar, na próxima semana, as comemorações da Semana Mundial da Alimentação, e na data, o Dia Mundial do Pão.

“Nem todos sabem, mas a erva-mate também é considerada um alimento. Queremos ressaltar esse outro viés da planta, mostrando que ela pode ser utilizada como base para uma gastronomia variada, além do chimarrão”, explica a secretária de Turismo de Ilópolis, Ariana Helena Maia Cittolin.

Na ocasião, será apresentada a programação da feira, que ocorre de 13 a 15 de novembro, no Parque do Ibama. “Nesta edição, queremos focar na questão técnica, e propiciar que as pessoas conheçam ainda mais sobre a erva-mate”, ressalta Ariana. O evento será finalizado com a Missa do Pão, às 19h, no Santuário São Paulo Apóstolo.

Turismate

A feira da erva-mate já conta com a participação confirmada de 70 expositores, entre lojas, revendedores de maquinário agrícola e de máquinas específicas para a erva-mate. Ainda estarão presentes 11 ervateiras do município e entidades representativas dos produtores e fabricantes da erva-mate, como o Sindimate, Ibramate, Embrapa e Emater.

Nos dias 12 e 13, será realizado o 2º Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia da Erva-mate. Delegações do Paraguai, Uruguai e Argentina estarão presentes no evento, que tem como objetivo fortalecer a pesquisa ligada a erva-mate, através de painéis e debates. A organização aguarda de 900 a mil pessoas.

Todos que participarem da feira também poderão realizar o Circuito da Erva-mate. Com a instrução de guias, os grupos de até 20 pessoas, passearão pelo parque e, em seguida, serão recebidos por técnicos da Emater para conhecer como é feito desde o plantio, adubação, até a colheita da erva-mate.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...