Lançado o maior evento de educação e cultura de Arroio do Meio

A manhã de sol abrilhantou ainda mais o lançamento oficial da CulturArtchê 2013, realizado nesta terça-feira, dia 20, na Praça Flores da Cunha, com a presença de autoridades, diretoras de escolas, representantes de entidades apoiadoras do evento, comunidade e imprensa.

As atividades da 11ª edição da CulturArte iniciaram no último dia 13, com o roteiro itinerante da escritora, contadora de histórias, atriz e arte-educadora Rosane Castro, pelas escolas do município – Escritor Presente, e as apresentações dos corais infantis do município – Encanta Arroio do Meio. A programação segue até o dia 8 de setembro, quando ocorre a inauguração do térreo da Casa do Museu, que passou recentemente por reformas.

Um dos momentos mais esperados do maior evento de educação e cultura do município é a XXIII Feira do Livro, a realizar-se de 1º a 5 de setembro, na área coberta localizada nos fundos da Secretaria de Educação e Cultura. Neste período ocorrem diversas programações artístico-culturais simultaneamente. Entre elas, destaque para o Salão de Arte, Biblioteca Itinerante Mala de Garupa, Palco de Talentos, Rádio CulturArtchê, II Mostra Estudantil de Curtas Arroiomeenses, peças teatrais, Escritor Presente, entre outros. Na tarde do domingo, 1º de setembro, toda a comunidade está convidada a acompanhar a abertura oficial da Feira do Livro, seguido de uma caminhada cívica no Centro da cidade, formatura do projeto Trânsito para Todos e apresentação da peça teatral “O motorista maluco”.

Durante seu pronunciamento, a Secretária de Educação e Cultura, Eluise Hammes, destacou que a CulturArtchê deste ano traz a sustentabilidade como uma de suas principais bandeiras, alinhada à cultura e tradição gaúcha. A secretária comentou ainda sobre o Concurso Literário “Na roda de chimarrão”, que está na fase de seleção de textos escritos por alunos e comunidade local e culminará com a publicação de um livro, a ser lançado em novembro, mês de aniversário do município. O Prefeito Sidnei Eckert ressaltou a importância das parcerias de entidades, comunidade e escolas, para o sucesso do evento. “Queremos fazer um evento melhor a cada ano, pois acreditamos que essa é a melhor forma da educação e cultura do nosso município se comunicar diretamente com a comunidade”, afirmou.

A CulturArtchê é uma promoção da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e conta com o apoio do Núcleo Municipal de Cultura, Brigada Militar, Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Arroio do Meio (Codemam), CFC Arroiomeense e SESC.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...