Lançado em Estrela programa para fortalecer a cadeia produtiva do pescado

Mais de 240 pessoas participaram, na manhã da última sexta-feira, dia 23, no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, do 1º Dia Estadual do Peixe, que teve como ponto alto o lançamento, pelo Governo do Estado, do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura. O objetivo é popularizar o consumo do pescado no Rio Grande do Sul, incentivando o incremento da produtividade e a produção sustentável. O programa, conforme explicou o diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ricardo Núncio, seguirá uma série de passos visando sua implementação.

A partir da escolha dos municípios e dos beneficiários deve haver a aprovação dos Conselhos Rurais dos municípios. A elaboração dos projetos caberá a Emater/RS e, deverá também ser assinado um termo de cooperação com as prefeituras, as quais receberão máquinas do Estado, sob a forma de concessão, para execução dos serviços. A manutenção, combustível, operador e licenciamento são responsabilidades dos municípios que participarem do programa.

Núncio apresentou as principais metas, como a implantação de viveiros de piscicultura; qualificação profissional (assistência técnica, custos de qualificação, implantação de unidade de referência e eventos de divulgação); logística e comercialização (implantação de pontos de venda em feiras de produtores; apoio à agroindústria e cooperativas de pescado); implantação de uma política estadual de pesca e aquicultura, com a elaboração do Plano Estadual, para definir o zoneamento e sua segurança jurídica com legislação específica para o setor.

O encontro, com mais de 30 municípios representados, contou com apresentação de ‘cases” de sucesso de Santa Maria (projeto Caminhão do Peixe), Roca Sales e Estrela (Feira do Peixe). O ato de lançamento contou com a presença do prefeito de Estrela, Rafael Mallmann; do secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, pesca e Cooperativismo, Iberê de Mesquita Orsi; gerente técnico da Emater/RS, Walmir Netto Wagner; prefeito de Salto do Jacuí e presidente da Associação Nacional dos Municípios sedes das Usinas Hidrelétricas, Altenir Rodrigues da Silva; Laudir Luis Auzani, representando a Universidade de Passo Fundo, e Márcio Mallmann, representando os piscicultores do Estado.

Na ocasião ocorreu a assinatura de convênio entre a Universidade de Passo Fundo e a Associação Nacional dos Municípios sedes das Usinas Hidrelétricas para a implantação de um programa de desenvolvimento da aquicultura em tanques-escavados e tanques-rede em águas da União no Estado, nos lagos das usinas. O 1º Dia estadual do Peixe foi promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural; Famurs; Emater/RS, Universidade de Passo Fundo e Governo de Estrela, através da Secretaria de Agricultura.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...