Lajeado lança Programa de Aquisição de Alimentos na segunda-feira

A Secretaria Municipal de Agricultura e Urbanismo (Saurb), lançará na segunda-feira, dia 13, no pavilhão 3 do Parque do Imigrante, às 15h, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Compra Direta da Agricultura Familiar. Iniciativa do governo federal, o PAA se destina a colaborar para a erradicação da fome e da pobreza no país, ao mesmo tempo em que visa fortalecer a agricultura familiar e evitar o êxodo rural. Para tal, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares e de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção local.

Lajeado será contemplado com R$ 419 mil para aplicar na aquisição dos produtos da agricultura familiar. De acordo com o titular da Saurb, Ricardo Giovanella, a compra de gêneros alimentícios será feita diretamente dos produtores ou agroindústrias familiares, portadores de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), sendo que cada agricultor poderá comercializar até R$ 5,5 mil por ano por meio do PAA.

Em relação ao destino dos alimentos, foram cadastradas dez entidades socioassistenciais para recebê-los como forma de doação. Entre elas, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que possui 1.039 famílias cadastradas no Bolsa Família e que se enquadram em situação de vulnerabilidade social. As outras entidades são as três unidades da Slan, Fundef, Apae, Abrigo 300 de Gideon, Saidan, Vovolar, Abrigo São Chico, Adefil e Asla. A implantação do PAA conta com o apoio da Emater e da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas).

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...