Lajeado irá criar programa para comprar de micro e pequenas empresas

Em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), o Governo Municipal promoveu, nesta segunda-feira, dia 12, na sede da Acil, a reunião-almoço que trouxe a subsecretária da Central de Licitações da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos do Estado (Celic/Sarh), Nizani Torres, para falar sobre o Programa Fornecer: compras governamentais como políticas públicas.

Nizani explicou que o Programa Fornecer se destina, via licitação, a efetuar compras de micro e pequenas empresas que realizam pequenas reformas, forneçam gêneros alimentícios e/ou hortifrutigranjeiros ao Estado, de modo que os empresários ampliem suas perspectivas de negócios. Ela também destacou que o Sebrae capacita os empresários que desejam vender para o Estado.

Antes disso, Nizani esteve no gabinete do prefeito Luís Fernando Schmidt, onde o chefe do Executivo lajeadense anunciou que Lajeado terá um programa municipal nos moldes do Fornecer. “Queremos incentivar as micro e pequenas empresas no nosso município e um programa nesse sentido, além de trazer economia aos cofres públicos, estimulará a geração de emprego e renda em Lajeado”, afirmou Schmidt.

Por sua vez, Nizani afirmou que a Celic/Sarh está à disposição de Lajeado para fornecer apoio técnico para a implementação de um programa piloto de compras preferenciais de micro e pequenas empresas no município. Ela sugeriu, também, que o Governo de Lajeado inicie o programa com a compra de gêneros alimentícios para a merenda escolar. “No início do Programa Fornecer, o Estado começou comprando o pão e leite dos presídios”, lembrou a subsecretária. Já a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedei) de Lajeado, Ivanete Fracaro, afirmou que ainda não tem data para o programa municipal ser implementado, mas frisou que o principal objetivo é fazer com que as micro e pequenas empresas de Lajeado consigam fornecer para o governo.

O encontro contou também com a presença do secretário de Governo de Lajeado, Auri Heisser, dos assessores da Sedei, Guilherme Engster e Cristiane dos Reis, bem como do assessor da Celic do Estado, Lourenço Mayer. Já Sebrae foi representado pela gerente regional – Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Klein, assim como pelo gerente e a técnica da Gerência de Políticas Públicas da instituição, Alessandro Machado e Cláudia Cittolin, respectivamente.

Curso

Em parceria com o Sebrae, o Governo de Lajeado irá promover, nos dias 02, 03, 09 e 10 de setembro, o curso “Como vender para órgãos públicos”. Com 35 vagas disponíveis, o curso será ministrado gratuitamente pelo Sebrae aos micro e pequenos empresários do município, no salão de eventos da prefeitura, nas referidas datas, das 18h às 22h. “Na impossibilidade de participarem do curso, os empresários podem enviar um funcionário ou representante”, sugere a assessora de relações empresariais e inovação da Sedei, Cristiane dos Reis. Segundo ela, o curso é voltado para a venda de todo tipo de mercadoria e/ou serviços, não ficando condicionado aos segmentos contemplados pelo Programa Fornecer.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...