Lajeado inicia a instalação de câmeras de videomonitoramento

Um dos maiores projetos voltados para a segurança pública da história de Lajeado está em fase de conclusão. Após a instalação dos postes e da fibra óptica chegou a vez das câmeras de videomonitoramento. O trabalho iniciou na manhã desta terça-feira, dia 16.

A primeira câmera instalada foi na esquina da Rua Silva Jardim com a Avenida Benjamim Constant, no centro, em frente a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). “É um momento histórico que Lajeado vive. É um equipamento de alta tecnologia, o melhor que tem no mercado, que terá funcionamento 24h por dia. Isso demonstra que o nosso projeto é real e estamos cumprindo com as nossas metas visando a segurança da comunidade”, comemora o secretário de Segurança Pública e Cidadania (SSPC), Gerson Teixeira.

O projeto elaborado pelo município, através da SSPC prevê 19 câmeras, 16 delas fixas e de alta resolução com 2.o mega pixels. O equipamento possui sistema infravermelho, que permite captar imagens noturnas. “Será uma extensão de três metros e meio a partir dos postes via braços de ferro galvanizado. Na ponta está a câmera que vai até o meio do cruzamento das ruas. As imagens serão captadas dos quatro lados. Será assim em todos os pontos”, explica Teixeira.

Duas câmeras sairão do eixo central da cidade. Uma ficará na Estação Rodoviária e outra em frente ao Presídio Estadual de Lajeado. Outras três câmeras móveis ficam à disposição do município e da polícia para monitoramento de eventos e investigações.

Em todos os pontos serão instalados conversores de vídeo que farão a geração das imagens em tempo real para a central de monitoramento que ficará na Brigada Militar. A obra já está em fase final e foi garantida por apoiadores. O valor é de R$ 7 mil. Outra central está prevista para ser instalada na Delegacia de Polícia Civil.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...