Lajeado inaugura sistema de videomonitoramento

O Governo de Lajeado inaugurou o tão aguardado sistema de videomonitoramento comunitário. A solenidade, que reuniu autoridades civis e militares, representantes de entidades empresariais e de trabalhadores, ocorreu na manhã da quinta-feira, dia 12, na sede do 22º batalhão de Polícia Militar (22º BPM).

Elaborado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SSPC), a execução do projeto contou com apoio da comunidade, através de empresas e de entidades. O custo total está orçado em R$ 511 mil. Recurso adquiridos através de parceria público/privada. “Buscamos pessoas e entidades, que pudéssemos fazer com que o projeto fosse adiante, e conseguimos. Contamos com lideranças e começamos a escrever essa nova etapa na história de Lajeado. Tenho orgulho de estarmos inaugurando o sistema”, comemora o secretário Gerson Teixeira.

A tecnologia representa o que tem de melhor no mercado, incluindo a ferramenta de infravermelho que garante nitidez de imagens noturnas. Todos os registros ficarão armazenados por 30 dias.

O projeto prevê a instalação de 16 câmeras fixas com monitoramento 24 horas, com capacidade para cobrir um ângulo de 360 graus. Outras três móveis ficam à disposição das polícias militar e civil e do Departamento de Trânsito, totalizando 19 câmeras.

Estão sendo monitoradas as ruas Júlio de Castilhos e Bento Gonçalves, as avenidas Senador Alberto Pasqualini e parte da Benjamim Constant, em frente ao Presídio Estadual de Lajeado, e em outros locais de acesso à cidade, considerados necessários como a ponte do Arroio Saraquá, no Bairro Conservas.

As imagens gravadas poderão ser acessadas a partir de uma senha. O trabalho de monitoramento será realizado por policiais militares que estavam inativos e do setor administrativo e por um agente de trânsito.

O prefeito Luis Fernando Schmidt elogiou a interação entre poder público e setor privado. “Temos que ser capazes de mantermos o diálogo”, afirmou, lembrando que, por conta do caráter comunitário, Lajeado vem se destacando no Estado e no país pela qualidade de vida de sua população, pelo desenvolvimento social e humano e pelo empreendedorismo, que tem garantido trabalho e renda. “Somos o terceiro município no Estado em oferta de emprego, com mais de 1,4 mil postos de trabalhos abertos em 2014”, lembrou. O vice-prefeito Vilsinho Jacques reforçou a importância da integração na defesa de projetos de interesse da coletividade.

Em nome das empresas e entidades apoiadores, o presidente da Cooperativa Sicredi, Adilson Metz, afirmou que contribuir para o aparelhamento da segurança pública é uma obrigação da comunidade. Também manifestaram apoio à iniciativa o comandante do 22° BPM, tenente coronel César Augusto Pereira da Silva; o tenente Gilmar Brasil, que representou o Governo do Estado na solenidade, e o delegado Silvio Huppes. Fabiano Martins, da empresa M2C – responsável pela instalação do sistema – lembrou os meses de trabalho, até que a toda a rede e a sala de monitoramento estivesse concluída. “Esse sistema não será abandonado, sem manutenção”, afirma.

Emocionado, Teixeira apresentou um relato de todo o trabalho, desde a concepção, em 2013, até a inauguração. “Lajeado é diferente porque tem cidadãos preocupados com sua comunidade. É um modelo às demais cidades”, afirmou, em agradecimento às entidades que apostaram na ideia. A coordenação do projeto esteve centrado na SSPC, Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC) e Associação Lajeadense pró-segurança Pública (Alsepro). E pode ser ampliado. O secretário informou que o sistema permite a expansão para os bairros.

Sala de monitoramento – Após a solenidade, a sala de videomonitoramento foi apresentada aos convidados, que conheceram o equipamento onde as imagens são captadas, geradas e armazenada a partir de 12 dispositivos, sendo que nove deles na área central. Outros quatro equipamentos serão instalados após reparos na fibra ótica, ainda neste mês.

Oficialmente, desde a quinta-feira, dia 12, quem transita de veículo ou a pé pelas ruas do centro e suas transversais, assim como dos bairros, está no foco das lentes. Pela cidade foram instalados outdoors para informar a prestação do serviço a comunidade.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...