“Lajeado de Frente para o Rio” expõe resíduos retirados do Taquari

Está em exposição em frente à prefeitura de Lajeado, desde segunda-feira, dia 7, parte do material recolhido durante a oitava edição da ação Viva o Taquari Vivo que ocorreu no último sábado, dia 5. A exposição “Lajeado de Frente para o Rio” visa potencializar os resultados da ação e aumentar a reflexão da população para o cuidado com o correto destino do lixo, que acaba se acumulando de forma indevida nas margens e dentro do rio Taquari.

Lixo em exposição

Todos os resíduos que constituem a matéria-prima da exposição “Lajeado frente para o rio” provêm do rio ou de áreas de seu entorno. A oitava edição da ação recolheu mais de 2.6 toneladas de lixo, entre materiais de construção, metais, móveis, roupas, plásticos, vidro e resíduos diversos. Alguns itens chamaram a atenção da organização como sofás, estofamentos de carro, pneus, colchões, roupas e até um revólver calibre 38, enferrujado, com numeração raspada. A mobilização comunitária pela defesa do rio reuniu mais de 500 voluntários nas margens de Lajeado, Estrela e Arroio do Meio.

O lixo permanece em exposição na frente da prefeitura, na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Júlio May, até a próxima segunda-feira, dia 14. A exposição tem o apoio da secretaria municipal de Meio Ambiente e prefeitura de Lajeado.

Mãos e olhos no lixo

Funcionários de empresas, lideranças empresariais, políticas, religiosas e comunitárias, cidadãos e personalidades, todos preocupados com a preservação de um dos principais recursos hídricos do vale – o Rio Taquari, deram exemplo elogiável de voluntariado e criaram momento de forte integração e trabalho na manhã de sábado, concretizando mais uma exitosa edição da ação “Viva o Taquari Vivo”, enaltece o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Alex Schmitt. Ele convida a população passar na prefeitura e visitar a exposição “Lajeado de Frente para o Rio”.

A ação foi realização da Acil, Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), Rotary Club Arroio do Meio e Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado. Teve como patrocinadores a Companhia Riograndense de Água e Saneamento (Corsan) e Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel), apoio das prefeituras municipais e secretarias do Meio Ambiente de Lajeado, Estrela e Arroio do Meio, Unimed VTRP, Petter EPI’s, Trânsito Brasil, Plastrela Embalagens Flexíveis, Docile, BRF, Agea Marketing e Comunicação, Transportadora Nimec e Bebidas Fruki e apoio técnico da Univates.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...