Laboratório de microbiologia adquire equipamento e minimiza custos

O laboratório de microbiologia da Dália Alimentos conta com um equipamento da marca 3M que faz a análise de salmonela mais rapidamente e por um custo menor que o adotado anteriormente. O método permite analisar qualquer espécie de matéria-prima, sendo que na empresa é realizada a análise de carnes, farinhas de carne e ossos, farinha de peixe e leite em pó.

O 3M MDS, nome dado ao equipamento, baseia-se em uma combinação de tecnologias, envolvendo amplificação isotérmica de DNA com detecção por bioluminescência. Oferece resultados altamente sensíveis, focando e amplificando o ácido nucléico em amostras enriquecidas.

Conforme a Supervisora Ambiental e de Laboratórios Encantado, química industrial Graziela Botega, o equipamento é robusto e compacto, ocupando menos espaço que um notebook, o que o torna portátil e adaptável a qualquer ambiente de laboratório. É considerado um método rápido, preciso e fácil de usar para a detecção de patógenos como salmonela, E. coli O157 e Listeria sp. “Em breve será lançado também o teste para detecção de Listeria monocytogenes, pois atualmente só utilizamos para análise de salmonela”, adianta.

Para Graziela, “esses micro-organismos estão na lista dos rigorosos controles da indústria de alimentos porque, caso sejam encontrados em alimentos, podem ameaçar a saúde dos consumidores”, explica.

Procedimento

A amostra passa por uma incubação primária de 18 a 24 horas. Após é transferida uma porção de 20 microlitros para uma solução de lise, onde passa por processos de aquecimento e resfriamento. O processo leva em torno de 30 minutos, sendo após a solução transferida para o equipamento, onde o resultado final se dá em 75 minutos.

Caso houver presença do micro-organismo, em 15 minutos já pode ser visualizado. A leitura é realizada através de um software, sendo possível a realização de até 96 amostras por execução.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...