Kurotel de Gramado: uma história de amor

Lajeado – “A história do Kurotel é uma história de amor. Meus pais foram visionários nesta história de 35 anos. Nós acreditamos na nossa missão que é ‘melhor saúde, melhor vida’. Nossos princípios sempre foram respeito ao cliente e inovação. Desde o princípio, foi para isso que o Kurotel foi criado e para isso ele continua existindo. Nossa vida é a história das nossas escolhas e suas consequências.” Estas afirmações foram feitas pela empresária e sócia-diretora do Kurotel – Centro de Longevidade e SPA, Rochele Silveira, que palestrou na reunião-almoço (RA) desta quinta-feira (10.08) promovida Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e o Núcleo de Hoteleiros da Acil. A exposição, intitulada “Crescer sem perder a essência – a trajetória de 35 anos do Kurotel”, teve a presença de cerca de 80 lideranças empresariais, comunitárias e políticas.

Início
O jovem Luís Carlos Silveira, pai de Rochele, ainda estudante de Medicina, desenvolveu a ideia da importância da medicina preventiva como ferramenta de qualidade de vida e longevidade. Recém-formado e realizando estágios em hospitais, o cuidado e a observação dos pacientes reforçaram-lhe a conclusão de que, se houvesse um tratamento preventivo, muitas das pessoas hospitalizadas não estariam necessitando de atendimento.
Em 1970, acreditando fortemente que as pessoas tinham que cuidar da sua saúde de uma forma diferente, o médico Luís Carlos passou a pesquisar e aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Em determinado momento, deparou-se com a informação de que o método que idealizava já existia e era utilizado na Europa há muitos anos. Esses espaços, na Alemanha, chamavam-se Kurhotel e eram centros de curas, tratamentos e terapias.
“Meu pai ficou completamente fascinado! Era justamente aquilo que ele acreditava e jamais podia imaginar já existirem estudos avançados nesta área na Europa”, explicou a palestrante.

Sonho
Neste período, o jovem Luís Carlos conhece Neusa, sua futura esposa e companheira de sonhos. Ambos passam a acreditar no conceito de saúde de “Medicina Preventiva”. “Minha mãe não só se apaixonou por ele, como também pelo ideal dele. Casaram-se e ela abraçou o sonho dele de construírem um centro médico”, contou.
Depois de uma viagem à Europa para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre a medicina preventiva, Luís Carlos e Neusa voltaram para Pelotas, onde se formaram, e começaram a procurar locais para darem início ao seu negócio. Várias cidades do Rio Grande do Sul foram visitadas. Gramado e uma outra cidade do interior foram cogitadas. Foi Neusa quem decidiu que Gramado seria, sem dúvida, a cidade ideal devido à semelhança com a Europa, clima, arquitetura, hospitalidade, gastronomia e os dialetos alemão e italiano, que, na época, eram muito falados na cidade.
Em 1971, o casal começou a procurar por terrenos para construir. Mas ainda não tinham recursos financeiros para investir em um espaço de acordo com o que sonhavam. Passaram a reunir-se com empresários de todo estado para explicar o objetivo do local. Porém, por ser algo totalmente inovador as pessoas tinham dificuldades de compreender.
“Meus pais tinham que explicar que era um hotel que não era bem um hotel e uma clínica que não era bem uma clínica … e sim uma mistura de ambos. Na época, não existia nada semelhante no Brasil. As pessoas de fato não acreditavam e questionavam: ‘porque vou pagar para ficar em um hotel em que vou comer pouco, vou ver um médico e não estou doente, vou fazer uma fisioterapia e não estou com problemas ou vou ver uma enfermeira se não estou machucado?’ – Não fazia sentido para as pessoas”, argumenta Rochele.

Consultório
Para conseguir recursos, a família estabeleceu um consultório no centro de Gramado, instalado estrategicamente ao lado da rodoviária. A escolha do ponto deveu-se ao fato de que, na época, muitas pessoas moravam em colônias alemãs e italianas e quando vinham para a cidade desembarcavam na rodoviária. Assim, naquele local, o consultório tinha muita visibilidade.
Para conquistar clientes, o médico pensou em alguns métodos. Por não falar a língua local, contratou uma enfermeira que sabia o dialeto e fazia a tradução. Também colocou na porta do consultório uma placa escrita “Aqui fala-se alemão. Trabalho aos sábados, domingos e feriados, 24 horas”.
“Meu pai foi o quinto médico da cidade de Gramado. Lembro que tínhamos um porão com milho, mel e melado que recebíamos de presente. Muitas famílias não tinham condições de pagar as consultas e agradeciam com alimentos. Meu pai orgulha-se demais desta fase na vida dele”.
Fabricando seus próprios suplementos, o médico passou a aplicar os métodos estudados. A ideia era que as pessoas, bem tratadas, demorassem a retornar, falassem para outras pessoas da qualidade do tratamento e avisassem seus familiares do resultado satisfatório na sua saúde. Desta maneira, o médico e sua família começaram a serem reconhecidos.

Inauguração
Após anos de cultivo de seu sonho, em 1982 o casal inaugurou o Kurotel com 10 apartamentos, clínica, salão de ginástica, hidroterapia Kneipp e fisioterapia e serviço de cromoterapia. O método Kur compreende realizar atendimentos ligados ao equilíbrio emocional, atividade física, alimentação balanceada, fitoterapia e hidroterapia, sendo estas atividades traçadas pelos proprietários desde o início do planejamento do negócio.

Virada
O grande momento de superação do negócio deu-se durante um festival de cinema realizado em Gramado. O Kur recebeu como hóspede o jornalista Armando Nogueira, da Rede Globo. Ele ficou encantado com o método aplicado e divulgou-o para uma amiga, a famosa atriz da emissora, Tônia Carrero.
Tônia hospedou-se no Kur para ficar apenas uma noite. E acabou ficando por três semanas. Na época, a atriz fazia propaganda de um conceituado creme de beleza. Voltando ao centro do pais, durante os comerciais no horário nobre da Rede Globo, Tônia começou a dizer que sua pele tinha a sua aparência em função do tratamento com o creme e o método do Kurotel. Esta divulgação foi um divisor de águas na história do empreendimento, que ganhou notoriedade nacional.

Tratamentos
A história do Kurotel é marcada por intensos avanços e inovações disponibilizadas aos seus clientes. Em 1985, a acupuntura é incorporada aos tratamentos. Neste mesmo ano, agregaram a Psicologia às especialidades terapêuticas disponibilizadas aos clientes. A ampliação das instalações, incluindo nove apartamentos, piscina coberta e novos consultórios foram realizadas em 1986.
Em 1990, o Kurotel trouxe para o Brasil o “Tratamento de Revitalização” para auxiliar na melhora da imunidade e das funções fisiológicas. Ao completar 10 anos, em 1992, ampliaram novamente as instalações, com mais 10 apartamentos, clínicas e consultórios. A área de diagnóstico incorporou novas tecnologias que possibilitaram uma melhor avaliação do estado de saúde e bem-estar do cliente. Em 1997, a estética passou a complementar os serviços de saúde e bem-estar.
No ano de 2000, a empresa criou o Kinder Kur, espaço destinado às mães e seus bebês, com orientação fisioterapêutica e alimentar visando à recuperação da mulher e fortalecimento deste vínculo. Em 2003, iniciaram o trabalho de “Longevidade Saudável”, que alia os pilares do negócio para proporcionar mais saúde e bem-estar, com foco na prevenção de doenças e na busca de uma vida longeva.
O programa antitabagismo foi implantado em 2004, que alia técnicas de desintoxicação, controle emocional, fitness e bem-estar para o auxílio no abandono do tabaco. Em 2005, nutricionistas e chefs de renome internacional desenvolveram o cardápio do Kurotel, associando a alimentação funcional e a alta gastronomia para alimentos saudáveis e ricos em sabor.
A inauguração da nova área clínica, em ambiente moderno e confortável, ocorreu em 2007. Em 2008, iniciaram as atividades da unidade de SPA em nova estrutura, moderna, com terapias estéticas e de relaxamento. Esta área também é dedicada a clientes não hospedados. As áreas de lazer, estar e restaurante são remodeladas no ano de 2011. Como também, novas especialidades são incorporadas na área clínica.
Em 2012, no dia 26 de março, comemorando 30 anos, é incorporado o Fórum da Longevidade, onde os profissionais compartilham conhecimentos com clientes.
O médico Luis Carlos é reconhecido, em 2014, pelo Lide Saúde como um dos grandes nomes da Medicina do país, sendo destaque em Medicina Preventiva. Em 2015, o “Programa Pós-Câncer” do Kur recebe a certificação internacional “Cancer Aware” pela Wellness for Cancer, como um programa completo para pós-tratamento de câncer na área de SPAs. No ano de 2016 inicia o programa Fitness e Spa. Para 2018, está prevista a inauguração da obra de ampliação de mais 20 apartamentos.

Melhor do mundo
Em 2014, o Kurotel ganhou o prêmio de melhor spa do mundo na segunda edição do Seven Star Global Luxury Awards, realizado no Chateau Spa & Organic Wellness Resort, em Kuala Lampur, na Malásia. O prêmio foi recebido por Rochele. Faziam parte da lista spas concorrentes de países como Suíça, Espanha, Alemanha, Itália, França, Tailândia e outros. Atualmente, o spa continua no ranking dos melhores do mundo em sua categoria.

Acreditar
“Desde que se mudaram para Gramado, os meus pais acreditaram sempre em que o dia da inauguração chegaria. Crescer sem perder a essência é ir atrás dos seus sonhos. Não significa que não se possa desistir. Mas, é como meus pais sempre falam, a gente desiste quando esgota todas as possibilidades. Se não dei o meu melhor, não vou desistir, porque acredito totalmente no resultado. Não desista dos seus sonhos! Se você realmente acredita, então vá atrás. Poder ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável é a nossa missão de vida”, encerrou Rochele.

Realização
As RA de 2017 da Acil têm o apoio de Bebidas Fruki, BRDE, Excellence Garçons, Floricultura Flores e Flores, Lyall Construtora e Incorporadora, MSommer Produções, Olicenter Informática, Sorvebom e Têxtil Home.

 

 

Fonte Imprensa Acil

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...