Jovens tribeiros realizam capacitação

Encontro promovido pela ONG Parceiros Voluntários de Encantado reúne estudantes líderes nas tribos criadas em suas escolas

Por que os jovens são empreendedores sociais? O que é ser voluntário?
Quais as características de um voluntário? Essas e outras perguntas foram avaliadas com profundidade pelos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, de Encantado, durante a Capacitação de Tribeiros, realizada pela ONG Parceiros Voluntários de Encantado, na última terça-feira (12).
O encontro reuniu cerca de 50 jovens, com idade entre 13 e 16 anos, que exercem a função de liderança em suas salas de aula e nas tribos criadas por elas. As atividades foram coordenadas pela consultora social da ONG, Cleci Maria Marchioro.
Durante oito horas, os estudantes que coordenam as ações de voluntariado em suas escolas reforçaram os conceitos do voluntariado, os valores de um tribeiro e aprimoraram o principal diferencial apontado por Cleci para ajudar ao próximo. “A emoção é o que faz a diferença no momento em que se exerce uma ação voluntária. Assim como a determinação, a boa vontade e o comprometimento são essenciais, ser emotivo, sabendo colocar-se no lugar do outro, faz uma enorme diferença”, explica.
Para Lucas Borzatto (13), líder da tribo Biovida, do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, as capacitações sempre renovam o conhecimento. “É a segunda vez que participo e tudo o que foi aprendido e renovado aqui, será levado adiante, sendo compartilhado com meus colegas”, avalia.
Líder da tribo Culturados, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Farrapos, a estudante Natasha Lemes (14) terá mais segurança ao deliberar e agir nas ações de seu grupo de voluntários. “Esse encontro agregou muito conhecimento e nos deixa mais tranquilos sobre o caminho a ser seguido”, revela.
A coordenadora da Parceiros em Encantado, Elisabete Bertella, salienta que este é o segundo encontro promovido pela unidade do município, com o objetivo de capacitar novos estudantes para o programa.

Saiba mais
Tribos é uma ação de mobilização social feita por jovens que querem transformar a realidade. Eles se reúnem, escolhem uma Trilha (Educação para a Paz, Meio Ambiente ou Cultura) e fazem ações voluntárias na comunidade, contribuindo para um Rio Grande do Sul com atitude voluntária. A unidade da Parceiros Voluntários de Encantado está acolhida pela Aci-e e é mantida com o apoio financeiro de empresários locais.

DINÂMICAS: estudantes desenvolvem técnicas de aprimoramento dos conceitos
COMPARTILHADA: para Lucas, toda a informação será levada adiante

Fonte Imprensa ACI-E

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...