Jovens associados da Languiru analisam informações gerenciais de propriedades rurais

Na quinta-feira, dia 15, ocorreu mais um encontro do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru, realizado na Associação dos Funcionários e com a participação de jovens associados e filhos de associados.

Coordenado pelo consultor em gestão de empreendimentos rurais e em pesquisa, Lucildo Ahlert, o encontro teve como tema central “Análise das realidades de propriedades rurais”. Na oportunidade foram analisadas as informações gerenciais das seis propriedades selecionadas pela cooperativa como fonte de dados para o trabalho em grupo. “Essas propriedades, divididas em produtoras de aves, suínos e leite para a Languiru, forneceram informações patrimoniais, a partir das quais foram desenvolvidos balanços patrimoniais, balanços consolidados, índices financeiros, valores investidos por atividade e valores de depreciação”, destacou Ahlert.

Após debatidas essas informações em grupos menores, os estudantes apresentaram suas considerações sobre a situação das propriedades geradoras de informações gerenciais em plenária. Na ocasião receberam atenção especial análise de pontos fortes e fracos; principais gargalos estruturais existentes no desenvolvimento das atividades atuais; itens do imobilizado que geram maior repercussão de custo em cada atividade; itens do imobilizado que poderiam ser ajustados ou eliminados sem afetar a produção atual; e alternativas a serem implementadas na propriedade para aumentar a sua liquidez, a curto e longo prazo.

Propriedades geradoras de informações gerenciais

“Certamente todos terão proveito desse trabalho desenvolvido, com destaque para a importância da gestão das propriedades rurais, cujas realidades são bastante distintas, cada qual com suas peculiaridades. Um dos pontos positivos evidentes é de que percebe-se a sucessão na prática nessas seis propriedades analisadas”, enalteceu o professor.

Esse trabalho específico com as geradoras de informações foi iniciado no mês de fevereiro, com visitas frequentes do professor às propriedades, quando era antecipado o conteúdo a ser tratado nos diferentes módulos com o grupo de jovens que participa do Programa. “Além das visitas pontuais e das discussões no grande grupo, os estudantes recebem materiais por e-mail, que contribuem com o aprendizado à distância, além de um software de gestão de custos, preparado especialmente para trabalhar com propriedades da agricultura familiar, com foco nessas três atividades produtivas: aves, suínos e leite. Há também um ambiente virtual, acessado pelo site da Languiru, com detalhes da programação do curso e informações adicionais, além de cronograma de visitas técnicas e constante troca de informações entre estudantes e professor”, explica Ahlert.

Gestão de Custos

O encontro do mês de maio do Programa de Sucessão Familiar da Languiu encerra o Módulo de Gestão Patrimonial. A partir da próxima aula, agendada para o dia 26 de junho, às 9h30min, inicia o Módulo de Gestão de Custos, trabalhado em três encontros, divididos em abordagem geral, detalhada e prática dos dados.

Falando aos jovens, o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, e o vice-presidente Renato Kreimeier, parabenizaram o grupo dedicado e empenhado na gestão e sucessão nas propriedades rurais dos associados. “Certamente esses jovens serão diferenciados na forma de gerir as propriedades. Por isso a importância do curso, representando, quem sabe, o início de uma nova gestão. A Languiu está apostando nisso”, disse Bayer.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...