Jovens analisam realidade de propriedades agropecuárias

A Associação dos Funcionários da Languiru voltou a sediar encontro do Programa de Sucessão Familiar Languiru. Na última quinta-feira, dia 19, os estudantes do curso analisaram projetos da realidade de propriedades agropecuárias, em atividades teóricas e práticas conduzidas pelo professor Lucildo Ahlert.

No 15º encontro, o grupo recebeu ensinamentos sobre recursos e custos de projetos, viabilidade e capacidade de pagamento. Ahlert também simulou possibilidades de resultados com a implementação do projeto de análise de realidades.

Elaborando um projeto 

O professor focou a capacitação para o desenvolvimento de projetos. “Este é o último encontro em que vamos trabalhar dados da propriedade. Nos próximos, os grupos irão trabalhar com temáticas sociais, como liderança nas comunidades e associativismo”, antecipou Ahlert.

Ele explicou como proceder com o modelo informatizado de projeto de incremento da produção, cuja finalidade é moldar um plano de melhoria para os indicadores técnicos por atividade. O professor comentou particularidades de itens fundamentais para a elaboração, como orçamento, uso e fonte de recursos. “A partir da definição de um projeto, nós elencamos as ações e acabamos esbarrando em custos. Por exemplo, se eu fizer um financiamento, tenho mais um custo que é o juro. Além disso, em certas ocasiões, temos algumas taxas”, contextualizou.

Apresentação de dados

Em seguida, depois da aula teórica, ocorreu a apresentação de projetos das propriedades geradoras de informações gerenciais do Programa. A apresentação de projetos para a atividade leiteira foi feita pelos associados Paulo Birck e Sabine Pedrussi. A apresentação de um projeto para frango de corte foi feita pelo associado Diego Dickel, enquanto que a apresentação de projeto para a suinocultura foi conduzida pelo associado Samuel da Costa. Para finalizar, como de costume, ocorreu a discussão em grupos e apresentação de resultados na plenária.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...