Jovens analisam realidade de custos de propriedades rurais

Em torno de 60 jovens associados e filhos de associados participaram do oitavo encontro do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru, realizado no dia 21 de agosto, no pavilhão social da Associação dos Funcionários da Languiru.

O conteúdo abordado pelo consultor em gestão de empreendimentos rurais e em pesquisa, Lucildo Ahlert, focou análise da realidade de custos de propriedades rurais, considerando números e dados apresentados pelas seis propriedades de associados produtores de leite, aves e suínos, escolhidas como geradoras de informações gerenciais para o programa.

Após apresentações dos dados, abordando os custos por atividade, a programação do encontro teve discussão em grupo e apresentação em plenária baseada no conteúdo estudado.

“O curso busca capacitar jovens rurais para a utilização de ferramentas de gestão de custos de produção, gestão de patrimônio, desenvolvimento de projetos e de planejamento financeiro, além de qualificar novos empreendedores rurais para o contexto atual do agronegócio, no modelo cooperativista, a partir da gestão do negócio”, ressalta Ahlert.

Encerradas as atividades do dia, o grupo debateu cronograma de viagem de estudos, com visitas técnicas a cooperativas agropecuárias, cujo roteiro ainda será definido. O próximo encontro do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru está agendado para o dia 18 de setembro, às 9h30min, novamente na Associação dos Funcionários. Na oportunidade será abordada “Gestão de resultados: indicadores técnicos de gestão”.

Homenagem

O encontro do mês de agosto ainda contou com momento especial de recordações e homenagem ao colega Marcelo Luís Kemmer, de Linha Glória, interior do município de Estrela, que faleceu em acidente com implemento agrícola no dia 09 de agosto. O jovem de 26 anos foi lembrado como uma pessoa trabalhadora e com grande envolvimento na comunidade.

“Vamos guardar e recordar as coisas boas que o Marcelo fez”, disseram o professor Ahlert e o colega de curso Paulo Roberto Birck, sugerindo um minuto de silêncio e ressaltando a necessidade de atenção e cuidados no dia a dia, principalmente no uso de máquinas e implementos agrícolas.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...