Jantar do Peixe reúne bom público em comunidade de Roca Sales

O Jantar do Peixe, realizado no salão comunitário da localidade de Fazenda Lohmann, em Roca Sales, já está se tornando tradicional. Em sua quinta edição, ocorrida na noite da última sexta-feira, dia 8, o evento reuniu cerca de 350 pessoas, com o objetivo de consumir pratos a base de peixe. O trabalho das integrantes do clube de mães Rainha do Lar começou dias antes, com o objetivo de levar a mesa um cardápio variado a base de peixes recheados, na grelha e fritos, além de outros pratos, como lasanha, escabeche, salpicão e pastel. Como acompanhamento havia arroz, cucas e saladas diversas. O apoio na atividade foi da Emater/RS-Ascar.

A organização estima que tenham sido consumidos mais de 150 quilos de pescado, sendo a sua base formada pelas carpas capim, húngara, prateada e cabeça-grande. A matéria-prima foi fornecida pelo Abatedouro Scheer, do piscicultor Sigmar Scheer, da localidade de Fazenda Lohmann. Para o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Deoclésio Piccoli, esta é uma forma de valorizar a produção de peixes, que já possui alguma tradição em Roca Sales, onde são produzidas mais de 120 toneladas de pescados ao ano. “Esta e outras iniciativas maiores como a nossa feira local (Fecarpa) possibilitam isto”, ressalta.

O evento também foi prestigiado pelo assistente técnico regional em Piscicultura da Emater/RS-Ascar, João Sampaio, além de extensionistas da entidade que vieram conhecer a atividade. Para Sampaio o modelo de Roca Sales, que consegue colocação direta para os seus pescados, poderia ser repetido em outras localidades. “É preciso que incentivemos o consumo de peixes na alimentação já que, além de saborosos, constituem-se de fonte de vitaminas, proteínas e sais minerais”, salienta. Outras lideranças, como o prefeito Nélio Vuaden, também compareceram ao jantar.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...