Inteligência coletiva como forma de crescimento profissional

O especialista em recursos humanos e consultor Francisco Kieling Lumertz palestrou, na última terça-feira, dia 11, para um público de cerca de 300 pessoas, durante evento promovido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis). Com o tema O Diferencial dos Melhores, Lumertz apontou alguns fatores que constituem o diferencial daqueles que são bem sucedidos em seus negócios.

O consultor explicou que de acordo com pesquisa realizada em campo com profissionais que tem melhor desempenho, três características foram destacadas. Clareza e objetividade foi a primeira: “As pessoas devem diretas no assunto que querem tratar”. Isso evita falhas de comunicação, ensinou. A segunda característica é conhecer tudo sobre o processo, inclusive como ajustá-lo, caso necessário, uma vez que o profissional tem responsabilidade sobre ele, mas nem sempre é possível acompanhá-lo e tempo integral. Já a terceira diz respeito a criar intimidade com as pessoas. “Informalidade gera informação”, justificou.

Lumertz também elencou outros fatores que impedem o crescimento, como receber uma orientação e interpretá-la como uma crítica. “Orientação é uma nova maneira de como a coisa pode ser feita e não quer dizer que o que você está fazendo está errado, mas sim que existem maneiras mais fáceis”. Não se deve levar uma crítica para o lado pessoal, já que trata-se de um ambiente profissional.

Além disso, segundo o consultor, não reclamar da situação também é fundamental, já que, como profissionais as pessoas devem descobrir formas de contornar e superar a crise, e não estagnar, esperando que o momento passe sem nada fazer.

Para finalizar, Lumertz falou sobre a importância da inteligência coletiva para o crescimento em equipe. “A inteligência coletiva representa a possibilidade de uma sociedade humana mundialmente conectada em rede, e, fundada no reconhecimento e enriquecimento mútuo das pessoas”, sentenciou.

Francisco Kieling Lumertz é pós-graduado em Recursos Humanos pela UPF, mestre em Administração de Empresas pela UFRGS com período de formação na École des Hautes Etudes Commerciales – HEC, em Jouy-en-Josas, Paris, França e doutorando em Comunicação pela PUCRS, Lumertz tem 16 anos de experiência em gestão. Ele já trabalhou nas áreas de vendas, finanças, estratégias, RH e qualidade. É sócio-fundador da Selcon Consultores Associados, com sede em Porto Alegre.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...