Instituto de Oftalmologia Encantado é reinaugurado

Foi reinaugurado na tarde desta terça-feira, dia 2, o Instituto de Oftalmologia Encantado, através de iniciativa da Administração Municipal de Encantado, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa VRT), com apoio dos municípios que pertencem a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Na ocasião, diversas autoridades estiveram presentes para prestigiar a reabertura do local, que esteve fechado por dois anos, e agora terá novo nome.

O Instituto de Oftalmologia Encantado, situado junto ao Hospital Beneficente Santa Teresinha (HBST), atenderá 100% pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 1.326 consultas médicas, 3.978 diagnósticos/exames e 212 cirurgias por mês, dentre outros atendimentos de média complexidade. O local foi reformado pela Administração Municipal de Encantado, a qual cedeu o espaço para a empresa vencedora da licitação que irá administrar o centro regional, tendo como órgão fiscalizador e responsável pelo funcionamento o Consisa VRT.

Na inauguração, o prefeito de Encantado, Paulo Costi, destacou a preocupação da Administração em manter aberto o Instituto buscando alternativas, já que a Prefeitura de Encantado era quem mantinha o local. “Enquanto o Centro Regional esteve fechado o nosso secretário da saúde Marino Deves teve a ideia de, através do Consisa, reabrirmos o Centro Oftalmológico. Hoje é possível perceber o quanto este local representava para a nossa região. Nos sentimos orgulhosos e agradecemos a todos por hoje o vermos reaberto e beneficiando muitas pessoas da nossa região”, destacou.

O presidente do Consisa e prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, parabenizou o trabalho feito pelo município de Encantado e por todas as demais cidades que fazem parte do Consisa, destacando o trabalho em prol do bem-estar e da qualidade de vida para a comunidade do Vale do Taquari.

A secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde, Rosângela Dornelles, falou da importância do atendimento humanizado e do investimento que além de beneficiar quem necessita de tratamento, gerará consequentemente o crescimento da cidade.

O Instituto será mantido através de repasses públicos mensais do Governo do Estado ao Fundo Municipal de Saúde de Encantado no valor mensal de R$ 162.947,24. Ao todo 16 profissionais irão trabalhar no Instituto, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e secretárias. Com dois pavimentos, o centro regional possui cinco salas de exames, uma sala de esterilização, dois blocos cirúrgicos, uma sala de recuperação, recepção e consultórios médicos.

As atividades estão programadas para iniciarem dia 8 de setembro, segunda-feira. O agendamento da primeira consulta será via Sistema Nacional de Regulação (SISREG), que está implantado em cada secretária municipal de saúde. Após, se o paciente precisar realizar a reconsulta ou outros procedimentos, estes serão agendados no Instituto de Oftalmologia.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...