Inovates recebe inscrições para novas incubadas

Com dez anos de atuação no Vale do Taquari, a Inovates – Incubadora Tecnológica da Univates – está selecionando empresas interessadas em participar do sistema de incubação. O edital permanentemente aberto, que pode ser conferido no site www.inovates.com.br, busca selecionar propostas de interessados em usufruir da estrutura e do apoio da Inovates para criar e consolidar seus próprios negócios. E essa estrutura oferecida pela incubadora dará um salto de crescimento com a inauguração do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates, prevista para o dia 3 de maio.

No novo endereço, haverá todo um andar da nova estrutura para alocação de empresas, oferecendo o dobro do espaço existente hoje. O local terá miniauditório para 150 pessoas, salas de reuniões e lancherias. As salas destinadas para as empresas contarão com espaço de 9m² a 20m². No dia da inauguração do Tecnovates, será realizada cerimônia de graduação de cinco empresas incubadas, além de um ato de comemoração dos dez anos de atuação da incubadora.

A ampliação do complexo do Tecnovates contará com cinco novos prédios, com 5,5 mil metros quadrados de área construída. No local, serão abrigados laboratórios nas áreas de biologia, biotecnologia e de química de alimentos, tratamento de resíduos da área de alimentos, e uma microusina de leite e derivados, além de disponibilizar espaços para as empresas alocarem seus departamentos de pesquisa e desenvolvimento. O Tecnovates conta com investimentos de R$ 23 milhões, dos quais R$ 7 milhões são provenientes de verba pública e o restante, da Univates.

Meio ambiente, alimentos e energia renovável são áreas prioritárias

Os candidatos podem optar entre duas modalidades. A primeira é a modalidade regular de residência interna, destinada a empreendimentos que fundamentem sua atividade produtiva no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, baseados na aplicação sistemática de conhecimentos científicos e utilização de técnicas avançadas ou pioneiras, preferencialmente relacionadas com setores de pedras, moveleiro, automação, alimentos, comércio e serviços, biotecnologia e meio ambiente. Já a segunda é a modalidade de incubação externa, destinada a empreendimentos de qualquer setor da economia.

As áreas prioritárias são relacionadas ao meio ambiente, alimentos e energia renovável. No entanto, o edital está aberto a todos os demais interessados. Atualmente, a Inovates presta auxílio para dez empresas incubadas. Entre os serviços oferecidos estão espaços cedidos pela Univates, acesso à internet, linha telefônica, sala de reuniões, miniauditório e serviços de reprografia, entre outros, mediante pagamento de pequena mensalidade, que varia de acordo com o espaço escolhido.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...