Inovates comemora dez anos de atuação e gradua mais quatro empresas

A Incubadora Tecnológica da Univates – Inovates realizou, na tarde da última quinta-feira, dia 26, evento em comemoração aos seus dez anos de atuação, ocasião em que celebrou a graduação de mais quatro empresas. Integrando a programação de inauguração do Parque Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates, o evento ocorreu no auditório do Prédio 20 e contou com a presença do prefeito de Lajeado, Luis Fernando Schmidt, do prefeito de Arroio do Meio e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, Sidnei Eckert, e do reitor da Univates, Ney José Lazzari.

“Hoje é um dia histórico. A inauguração do Tecnovates é um acontecimento ímpar, pois traz para a região um conceito novo, único. É um sonho realizado e, daqui para a frente, toda a região vai ser beneficiada com isso”, afirmou o gerente da Inovates, Rogério Kober, no início do seu pronunciamento. Conforme ele, pode-se perceber claramente que a Univates, através da Inovates, é um instrumento gerador de oportunidades para todos os acadêmicos, professores e diplomados.

Ainda, segundo Kober, a graduação é o reconhecimento oficial de que as empresas estão preparadas para o crescimento e a consolidação. “Temos a certeza de que vocês que hoje estão sendo graduados levarão lições e aprendizados vividos na incubadora que os ajudarão a superarem dificuldades e desafios existentes. As empresas que planejam vencer, necessitam buscar a inovação e isso vocês aprenderam muito bem”, finalizou Kober, agradecendo a todos os parceiros e incentivadores da Inovates.

Em seguida, representantes das quatro empresas graduandas – Retta TI, Dosacom, WO Design e Stúdio A Arquitetura – apresentaram seus negócios e receberam o certificado de graduação das mãos do reitor e do diretor administrativo do Tecnovates, Eloni Salvi.

Para a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Júlia Elisabete Barden, muitos resultados têm sido alcançados, muitos desafios já foram superados e outros desafios ainda virão. “Momentos como o de hoje nos movem e fazem acreditar que ao longo deste tempo temos conseguido cumprir com a nossa missão proposta para a Incubadora, que é alavancar o empreendedorismo no Vale do Taquari”, destacou. A pró-reitora disse, ainda, que espera-se de uma incubadora, além de estimular e instrumentalizar os que têm interesse em empreender, que ela contribua para o desenvolvimento socioeconômico, por meio do surgimento de novas unidades produtivas. “E conforme esses resultados, a Inovates também tem logrado êxito”, observou.

Encerrando os pronunciamentos, o reitor Ney Lazzari lembrou a história da Incubadora, segundo ele, sonhada e planejada por muito tempo. “Todos que aqui falaram transmitem a ideia de um sonho, de construir uma sociedade melhor”, afirmou, acrescentando que “o que nos move na Univates, em geral, é desenvolver esse Vale, contribuir para dar melhores condições de vida a todos. E vocês comungam conosco deste grande sonho”, concluiu o reitor.

Inovates em números

  • hoje são 10 empresas incubadas e 12 empresas graduadas;
  • em dez anos, a incubadora gerou cerca de 220 empregos diretos e indiretos;
  • as empresas graduadas e incubadas irão faturar, em 2014, cerca de R$ 12 milhões;
  • seis patentes foram requeridas até o momento pelas empresas.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...