Indústria de Laticínios da Languiru renova selo ambiental

A Cooperativa Languiru é adepta de iniciativas que visam à sustentabilidade em várias frentes. O Programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, gerenciado pela coirmã Certel e que tem por finalidade neutralizar a emissão de gases do efeito estufa, é um desses exemplos. No dia 5 de maio, ocorreu a entrega do certificado que oficializou a renovação do Selo Carbono Neutro à Indústria de Laticínios da cooperativa.

Em evento realizado na Sede Administrativa da Languiru, a cooperativa esteve representada pelo presidente Dirceu Bayer, vice-presidente Renato Kreimeier e engenheiro ambiental Tiago Feldkircher. Representando a Certel, participaram o presidente Erineo Hennemann, o diretor superintendente Ilvo Poersch e a engenheira ambiental Tatiana da Costa.

Brilhante iniciativa

Bayer destacou que o respeito ao Meio Ambiente é uma das premissas que guia o trabalho da Languiru. Ressaltou que a parceria fortalece o relacionamento com a cooperativa coirmã. “O Selo Carbono Neutro é um diferencial oferecido pela Certel, atitude que contribui com a preservação do Meio Ambiente e reconhece o esforço das empresas e entidades inscritas no programa, como é o caso da Indústria de Laticínios da Languiru. É uma brilhante iniciativa”, afirmou.

Consumidores saem ganhando

Hennemann enalteceu a manutenção do programa e o fortalecimento da parceria com a Languiru. “Quem ganha com essa ação é o Meio Ambiente e os consumidores dos produtos da Languiru”, sintetizou.

Processo de avaliação

A Indústria de Laticínios da Languiru é acompanhada pela Max Ambiental, empresa que realiza a auditoria do programa. Nesse processo foram analisados diferentes aspectos na unidade de beneficiamento de leite, como o número de funcionários, quantidade de lenha consumida, área da indústria, consumo de energia elétrica, quantidade de óleo diesel e de gás utilizados e quantidade de resíduos gerados.

Pioneirismo

A Languiru também comunica sua preocupação com o Meio Ambiente aos clientes e consumidores dos seus produtos. O Selo Carbono Neutro está impresso nas embalagens da linha de lácteos, como o leite em sachet, achocolatado, doce de leite e requeijão. A Laticínios da cooperativa continua sendo a única indústria de beneficiamento de leite que ostenta o Selo Carbono Neutro fornecido pela Certel no Brasil.

Mais de 1,8 mil árvores

O período de neutralização da emissão de gases do efeito estufa iniciou no dia 23 de dezembro de 2014 e vai até o dia 22 de dezembro de 2015. A Indústria de Laticínios estima neutralizar neste período 374 toneladas equivalentes de Gás Carbônico (CO²), o que corresponde ao plantio de 1.870 árvores nativas. Por sua vez, será realizada a conservação de uma área com essa quantidade de vegetação nativa, localizada na Cabanha Genética, granja de suínos da cooperativa localizada em Teutônia.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...