Incentivo da Prefeitura de Taquari impulsiona produção de milho para silagem

Percorrendo alguns quilômetros do centro de Taquari até o interior do município, mais precisamente na localidade de Costa do Santa Cruz, chega-se à residência de Vilson Borba, de 48 anos. Nascido e criado na região, o agricultor cultiva a metros adiante uma vasta produção de milho, que há 15 anos lhe serve como alternativa para alimentar o gado que é criado no local.

Com o propósito de encontrar um meio de agilizar a colheita, Vilson procurou a Secretaria da Agricultura almejando conseguir o empréstimo de máquinas para melhor distribuir e armazenar o milho, que após ser triturado, é posto em um reboque. “Faço todo ano esse processo, e depois de finalizado, transporto e faço o estoque em casa para distribuir e servir de alimento para o gado”, explica.

Nesse ritmo, Borba conta que com a ajuda de três funcionários atinge a marca de 140 toneladas colhidas por ano. “São transportados cerca de 15 reboques cheios por dia. Meu interesse em investir na área se deu porque comecei a ver os outros agricultores e a partir daí, decidi apostar no plantio”, revela.

O papel da Prefeitura

Para Borba, o trabalho da Administração Municipal tem sido bem exercido. “Se não tivesse esse auxílio, certamente não teria condições nem meios de obter tudo isso. Estava fazendo muita falta essa atenção. As máquinas que me foram disponibilizadas contribuíram muito para o sucesso da colheita”, declara.

Por meio da Secretaria da Agricultura, a prefeitura disponibilizou máquinas e recipientes para depositar o milho produzido. E este benefício não se restringe apenas a Borba, conforme garante o secretário da Pasta, Romacir Martins, que junto ao presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdagro), Laudelino Piovesan, esteve visitando, recentemente, as terras do agricultor. “Todos os agricultores que possuem o talão do produtor e tiverem o interesse de uma ajuda de maquinários da secretaria para sua produção, podem nos procurar e fazer o pedido”, informa.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...