Impostômetro está no site do Sindilojas Vale do Taquari

Criado para divulgar a realidade das atividades econômicas do Brasil, o Impostômetro é essencial na luta pela melhor utilização do dinheiro público. Defendendo a bandeira da racionalização dos impostos, o Sindilojas Vale do Taquari, juntamente com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio – RS), disponibiliza o acesso aos dados para alertar a população.

O medidor foi idealizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), com o objetivo de informar sobre a quantidade de tributos e impostos pagos durante o ano. Desde o começo do mês é possível acessar o Impostômetro pelo portal do Sindilojas, www.sindilojas-valedotaquari.com.br. A ferramenta é disponibilizada através da Fecomércio-RS, que reproduz os valores referentes às atividades econômicas do Rio Grande do Sul e do país, baseado no site oficial.

O Impostômetro tem valores atualizados em tempo real. Seu funcionamento leva em consideração as arrecadações em tributos pelas três esferas do governo, ou seja, os impostos, as taxas e contribuições. Nesta análise estão inclusas as multas, juros e correções monetárias. Para o levantamento das arrecadações federais a base de dados utilizada é a Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União, e IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

As receitas dos Estados e do Distrito Federal são apuradas com base no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Secretarias Estaduais de Fazenda, Tribunais de Contas dos Estados e Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. Já para as arrecadações municipais os dados são obtidos através da Secretaria do Tesouro Nacional, dos municípios que divulgam seus números em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal e dos Tribunais de Contas dos Estados. De janeiro de 2016 até o dia 14 de junho, já foram arrecadados R$ 912 bilhões em tributos no Brasil.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...