Ilópolis vai sediar 1º Encontro de APLs do Vale do Taquari

O 1º Encontro do APLs das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari vai ser realizado no dia 14 de março em Ilópolis. O evento é um projeto selecionado através de edital publicado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), em que as empresas e agroindústrias familiares que fazem parte da cadeia produtiva de alimento, que é o principal foco dos Arranjos Produtivos Locais (APL) Vale do Taquari, poderão participar. O objetivo é compartilhar as experiências de outros APLs.

Os proprietários destes estabelecimentos podem atrair mais benefícios ao seu negócio, em todos os setores – compra de equipamentos, manejo, capacitação, produção, venda, logística, preço, entre outros fatores, proporcionando, inclusive, o fortalecimento e desenvolvimento do seu ramo de atuação. Esta instituição vem atuando na região desde o ano passado, sob coordenação de uma Governança que é composta por entidades como a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), a Emater/RS-Ascar, o Conselho de Desenvolvimento Territorial do Vale do Taquari (Codeter), o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), o Sebrae, a Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), a Associação dos Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Regional Serra do Alto Taquari, as prefeituras da região alta do Vale do Taquari e a Fundação Alto Taquari de Educação Rural e Cooperativismo (Faterco).

Para organizar e debater o encontro, representantes das entidades promotoras estiveram reunidos na última terça-feira, dia 11, onde discutiram as palestras e ações que farão parte da programação do evento. A finalidade do 1º Encontro do APL do Vale do Taquari é o de oferecer informações detalhadas às empresas e agroindústrias familiares ligados ao setor de alimentos da região.

Entre os objetivos desta atividade, destacam-se: buscar estabelecer novas parcerias com empresas e agroindústrias familiares interessados no setor do alimento; esclarecer o que é um APL; e relatar através de outras experiências de APLs como estes influenciam no desenvolvimento territorial.

Todas as empresas e agroindústrias interessadas estão convidadas a participar. As informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura ou no escritório da Emater de seu município. Ou ainda, pelos telefones 3751-3376, 9169-8299 com Cristiane Tonezer ou Damiani Gabiatti.

O que são APL’s?

Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...