Hospital Ouro Branco apresenta case na Semana da Qualidade do Vale do Taquari

No mês de maio, dias 15, 16 e 17, o Comitê da Qualidade do Vale do Taquari promoveu a Semana da Qualidade, cujo tema foi “A qualidade que gera os melhores resultados para sua organização”. Na ocasião o Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia, foi convidado a participar como painelista sobre práticas e resultados do uso das Ferramentas de Gestão pela Qualidade, compartilhando suas experiências em café da manhã realizado na sede da Acil, em Lajeado.

Na oportunidade a assistente da direção do HOB, Elke. E. O. Staggemeier, relatou as experiências da casa de saúde e suas práticas de gestão aprimoradas com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Na mesa redonda, coordenada pelo presidente do Comitê Regional da Qualidade, Ervino José Scheeren, a representante da casa de saúde respondeu a perguntas sobre responsabilidade ambiental, fortalecimento da imagem do hospital e a participação da instituição no Sistema de Avaliação do PGQP.

Responsabilidade ambiental

Integrando o PGQP desde 1997, o Hospital Ouro Branco tem desenvolvido uma série de ações a partir do uso dos Critérios de Avaliação do sistema. No quesito sustentabilidade, Elke destacou, principalmente, o “Projeto crianças e árvores crescem juntas”, por meio do qual cada recém-nascido no HOB recebe uma muda de árvore nativa, doada por empresa parceira do hospital.

“A planta é entregue à família que prontamente entende o propósito da ação, que é a preservação do Meio Ambiente, podendo acompanhar o desenvolvimento de seu filho e da planta entregue no dia de seu nascimento. Quem coordena esse projeto é o Grupo de Humanização do hospital, que também surgiu após a realização do curso de 40 horas ‘Princípios da qualidade’, promovido in company na instituição. Esse grupo de humanização conta com a participação de funcionários, um de cada setor do hospital, que se reúnem mensalmente para realizar ações diversas”, explicou Elke.

Ainda no que se refere à responsabilidade ambiental, o HOB conta com o Programa de Gerenciamento de Resíduos, coordenado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Por meio desse são realizados treinamentos mensais para novos colaboradores e cursos semestrais para toda a força de trabalho. Nesta mesma linha a instituição também realiza a venda do lixo reciclável. “Incentivamos os colaboradores a trazerem garrafas pet, jornais, baterias e latinhas de suas casas para que esse resíduo possa ser comercializado posteriormente”, exemplificou.

Imagem

No que se refere ao fortalecimento da imagem do hospital junto à comunidade, Elke reforçou as atividades de dois projetos que buscam aproximar a casa de saúde dos cidadãos: “HOB aberto à Comunidade”, em que as pessoas são convidadas a visitar o hospital, e “HOB vai à comunidade”, pelo qual os profissionais de saúde participam de palestras e eventos fora da entidade.

Ainda foram frisadas as oportunidades de estágios, numa parceria com a Univates e o Colégio Teutônia, e o trabalho das unidades da Farmácia Dospital, com os coletores de pilhas, baterias e medicamentos vencidos.

“Outra ação interessante e vista com bons olhos, inclusive pela imprensa regional, foi a opção dos copos de papel reciclado junto aos bebedouros das farmácias, substituindo os copos plásticos”, lembrou Elke.

Sistema de Avaliação do PGQP

O último questionamento da mesa redonda detalhou a participação do HOB no Sistema de Avaliação do PGQP, há 16 anos. “A partir do momento em que o hospital aderiu a esse modelo de gestão, os processos ficaram mais alinhados, iniciando pelo próprio Planejamento Estratégico, com o envolvimento de líderes setoriais, colaboradores e diretoria, todos traçando um futuro para a organização. Com o PGQP passamos a trabalhar muito mais com indicadores, referenciais comparativos, trabalhamos mais as pessoas, que são o carro chefe da empresa. O PGQP nos trouxe inúmeras melhorias, credibilidade e segurança nas práticas de gestão desenvolvidas”, concluiu Elke.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...