Hortas urbanas orgânicas é tema de encontro em Encantado

Hortas Urbanas Orgânicas foi o tema da palestra promovida pela Administração Municipal de Encantado e o escritório municipal da Emater/RS-Ascar na noite da última sexta-feira, dia 27. A programação ocorreu no Auditório Itália do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença de mais de 70 pessoas.

O objetivo da palestra, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar da regional de Lajeado, Lauro Bernardi, foi incentivar o cultivo de hortas urbanas com produtos de base orgânica de forma a contribuir com a melhoria dos hábitos alimentares, além de possibilitar um maior convívio social entre amigos e vizinhos propiciando a troca de alimentos e sementes.

Na ocasião, o prefeito Paulo Costi agradeceu a presença de todos enfatizando que a ideia da palestra surgiu de uma conversa com a equipe da Emater. O palestrante explicou que mesmo em pequenos espaços, se pode fazer uma horta na área urbana, sendo importante o plantio de diversas hortaliças, chás e temperos, pois uma auxilia a outra a evitar o aparecimento de pragas. “Quando eu cultivo o meu alimento eu escolho o meu produto e estudos mostram que a produção orgânica consegue resultados satisfatórios em relação à sustentabilidade. Sabemos que a preocupação com a qualidade alimentar vem crescendo e o alimento orgânico em solos equilibrados produzem alimentos mais nutritivos”, destacou Bernardi. Para mais informações sobre este assunto, o escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Encantado está à disposição da comunidade.

Dicas para uma horta orgânica:

  • Evite o excesso de fertilidade (cuidado com cinza, calcário e cama de aviário em demasia);
  • quando o ambiente for úmido eleve os canteiros para permitir a drenagem do solo;
  • procure coletar e utilizar água da chuva;
  • fazer a própria compostagem com lixo orgânico (terra, folhas, cascas), evitando colocar alimentos com sal.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...