Grupos de trabalho do Codeter reúnem-se em Lajeado

Lajeado – Os cinco grupos de trabalho definidos na última plenária do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) – realizada no início de abril – estiveram reunidos na última terça-feira, dia 16, na Univates, em Lajeado. O objetivo do encontro foi o de debater os pré-projetos microrregionais, previamente estabelecidas, no sentido de trabalhar cada um dos temas prioritários – armazenamento de água e irrigação, bovinocultura de leite, tratamento de resíduos, energia elétrica e diversificação de culturas – em um caráter regional.

“Serão diversos os encontros, a partir de agora, até que sejam estruturados projetos efetivos”, explica a secretária executiva do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini. Um dos articuladores do Codeter, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Lauro Bernardi, salienta que a intenção, por meio do trabalho em parceria, é organizar um “banco de projetos”, que poderá significar a obtenção de recursos não apenas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), mas também de outras entidades e prefeituras.

Para Cíntia é importa que não haja atropelamento durante o processo. “A construção coletiva deve ser valorizada”, lembra. Com dois anos de atividades, o Colegiado facilitará o acesso à políticas públicas federais, estaduais e municipais de apoio aos pequenos municípios, com predominância da atividade agrícola. Atualmente, são 18 territórios homologados em todo o estado, trabalho que garante maior debate e adesão dos agricultores familiares às políticas públicas, o que assegura um bom resultado na aplicação dos recursos, promovendo uma aproximação dos governos federais e estaduais.

O objetivo é promover o desenvolvimento local e regional, por meio da geração de novas propostas sobre o modelo de produção agropecuário desenvolvido atualmente. A iniciativa pretende evitar, no futuro, a exclusão dos agricultores, promovendo a permanência dos jovens rurais, com condições para que ocorra a sucessão no meio rural. Participam do Colegiado, representantes de: secretarias municipais, associações, prefeituras, cooperativas, sindicatos, instituições diversas, Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS) e de outras entidades. A próxima plenária deverá ser realizada no dia 4 de junho.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...