Grupo aprende a fabricar polpas e cobertura para sorvete

Um grupo de 15 pessoas, a maioria sorveteiros do Estado, participou do curso Fabricação de Polpas e Cobertura para Sorvete. A capacitação é promovida pela Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) e se realizou na sexta-feira e sábado, dias 13 e 14, em Lajeado.

Esteve à frente do treinamento exclusivo, o químico industrial de alimentos, Geyson Rodrigo Andrioli. Ele destaca que o intuito é transmitir conhecimentos, de formas teórica e prática, sobre a aplicação de polpas de frutas e coberturas em sorvetes. Os participantes do curso também produzem geleias, frutas em calda, mesclas de chocolate e caramelo. “Os sorveteiros compram estes ingredientes. Aqui, a ideia é ensiná-los a fazer estes itens e, a partir disso, eles também conhecerão melhor os produtos que adquirem externamente”, explica Andrioli.

Entre as vantagens de investir nestes ingredientes estão melhoria da qualidade do produto e agregação de valor, assim como redução nos custos de fabricação. É focada nestes propósitos que a responsável pela qualidade da Doce Deleite, Giziani Bonugli, participa do treinamento. A profissional está encarregada de conhecer as técnicas e depois aplicá-las na empresa, localizada em Cachoeira do Sul. “Eu pretendo aprender a fazer uma polpa de frutas com sabor característico, consistente e durável e, assim, agregar mais valor aos nossos sorvetes”, destaca Giziani.

O curso também despertou o interesse do agricultor Sandro Kappler, de Roca Sales. Ele pretende implantar uma agroindústria de fabricação de polpas de frutas e geleias e vê, na capacitação, a oportunidade para angariar conhecimentos e também estreitar laços com os empresários do setor de sorvetes.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...