Granjas UPL’s recebem informatização

Todos os produtores de suínos que possuem Unidades Produtoras de Leitões (UPL’s) contam com a informatização do sistema. Através do programa “Controle de Granjas Dália”, é possível compilar e centralizar todos os dados em um único sistema de informática, abolindo o sistema de preenchimento manual, como era feito até pouco tempo.

O programa encontra-se em desenvolvimento há três anos pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Dália Alimentos. O técnico em informática, Ricardo Sangaletti Laste, é o responsável por desenvolver o programa e também prestar assistência técnica aos produtores.

No total, integram o novo programa informatizado 31 UPL’s, sendo que o sistema está sendo implementado gradativamente. Todas as informações são interligadas à Divisão Produção Agropecuária (DPA) para um melhor acompanhamento através de relatórios semanais e mensais. “É um controle mais preciso, através de um programa simples, intuitivo, uma modernização, atualização e informatização do campo”, destaca o supervisor do Setor de Suinocultura da Dália Alimentos, Rony Carlos Giongo.

O casal de produtor associado à Dália Alimentos Edimar (30) e Graziela Turatti (27) já faz uso da nova tecnologia para transmitir e gerenciar as informações no sistema. “Melhorou em muito com este novo sistema. A gente ganha tempo com o preenchimento das informações, que é bem fácil e prático de fazer”, afirma Graziela.

Moradores de Linha Poço da Laje, distante 2,5 quilômetros da sede do município de Relvado, os jovens atuam com uma granja UPL que tem capacidade para alojar 270 matrizes e uma média de 420 leitões no sistema 21 dias.

Com cinco pavilhões automatizados, divididos em uma maternidade e quatro pavilhões para a gestação, o casal está sempre investindo em melhorias na granja. Uma das últimas aquisições foi uma balança para pesar os leitões, cujo investimento totalizou R$ 9 mil.

A família Turatti também se dedica à atividade leiteira, com 20 vacas alojadas no estabelecimento construído neste ano. Segundo Turatti, as instalações receberam investimento de R$ 130 mil e têm capacidade para alojar até 30 animais.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...