Governo de Estrela anuncia Programa de Aquisição de Alimentos nesta quinta-feira

Estrela anunciará nesta quinta-feira, dia 26, às 14h no salão nobre da Prefeitura a aprovação na lista do governo federal para executar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e assim fomentar e incentivar a agricultura familiar. O ato ocorre na presença de autoridades, produtores rurais e entidades beneficiadas.

A partir desse ano, 38 produtores rurais vão comercializar produtos como frutas, hortigranjeiros, queijos e mel, a sete instituições da rede municipal. O recurso disponível para execução do programa no município é de R$ 212 mil, para ser aplicada dentro do ano.

“Os municípios fazem uma adesão inicial em que é construída uma proposta para ser aprovada pela União, através do Ministério do Desenvolvimento Social. Em Estrela, a proposição foi aprovada no início do ano”, informa a assistente social Marli Hauschild que junto com a estagiária em nutrição, Ana Paula Freitas trabalhou na construção da proposta enviado ao governo federal.

“O produto produzido dentro do município é encaminhado para entidades que terão oferta de alimento com qualidade. São elas: Apae, Fundação Vovolândia São Pedro, Pousada da Criança, os dois Centros Municipais de Atendimento Integrado (Cemais Moinhos e Oriental) e os dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras Imigrantes e Cras Casa da Cidadania)”, explica Ana Paula.

No Brasil, o programa existe desde 2003 e vem se fortalecendo entre os Estados. Estrela é um dos únicos municípios da região a aderir ao PAA.

Pilares

Para a assistente social Marli Hauschild, o PAA possui pilares para que dois objetivos sejam alcançados. O primeiro é o incentivo e fortalecimento da agricultura familiar e o segundo é promover o acesso à alimentação em quantidade e qualidade às pessoas em insegurança alimentar e nutricional. “Os alimentos adquiridos pelo programa são destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar atendidas por programas sociais. A oferta de alimentos com qualidade, quantidade e regularidade necessária”

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...