Girando Sol comemora 25 anos com inauguração do novo complexo industrial

Terceira maior empresa de Arroio do Meio, a Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Girando Sol se fortalece em meio à retração econômica do mercado. Nesta sexta-feira, dia 1º de abril, a organização completa 25 anos e realiza evento de inauguração oficial do seu novo e próprio complexo industrial. A programação vai reunir centenas de convidados, entre colaboradores, fornecedores, clientes, lideranças políticas e empresariais, como os presidentes das associações supermercadistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A recepção será a partir das 19h, seguida da visitação aos principais setores da empresa, às 19h45min. O percurso seguirá até o local da solenidade de abertura, que após os pronunciamentos será finalizada com jantar festivo.

Para concretizar o projeto a Girando Sol investiu mais de R$ 45 milhões (obra e aquisição de novas máquinas), proveniente de recursos próprios e financiamento via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A estrutura está localizada no Bairro São Caetano e integra as três unidades físicas que antes funcionavam separadamente. A área construída é de 22 mil metros quadrados, sendo a área total de 146 mil metros quadrados.

O complexo fabril representa uma nova fase na trajetória da jovem empresa. A estrutura moderna e tecnológica faz da Girando Sol uma das mais importantes indústrias do segmento de limpeza doméstica na Região Sul do Brasil. Em 2015, das 12 linhas fabricadas pela Girando Sol, 9 estavam entre as mais vendidas na Região Sul do Brasil. O desempenho, baseado em pesquisa da Nielsen, foi divulgado pela Revista Supermercado Moderno, publicação nacional que identifica os principais fornecedores de mais de cem categorias. Entre os destaques, amaciante de roupas, água sanitária e desinfetante.

A nova estrutura dará mais ritmo e agilidade, além de reduzir custos e aumentar a produtividade da indústria. No estágio atual já foi possível ampliar em até 60% a capacidade produtiva, marca que pode chegar a 100% no curto prazo.

Meio ambiente

A preocupação ambiental está presente em várias etapas do novo parque fabril da Girando Sol. Um sistema de exaustão proporciona a lavagem dos gases gerados na indústria, devolve o ar limpo para o meio externo e o vapor do cloro é reaproveitado na produção da água sanitária, beneficiando o meio ambiente e também a saúde dos próprios colaboradores.

A economia de energia está prevista em detalhes como telhas transparentes, ventilação natural (com entrada de ar nas paredes laterais e saídas em enormes lanternis na cumeeira dos telhados). Também no aproveitamento do desnível da área da indústria, com as matérias-primas entrando na empresa pela parte mais alta, até chegar na ala mais inferior, com o produto final na expedição. Tem-se, assim, um processo produtivo dentro das determinações da Anvisa, não havendo contrafluxos entre produtos prontos e matérias-primas.

No que se refere à água, uma cisterna armazena até oito milhões de litros da água da chuva para posterior aproveitamento no processo produtivo, limpeza e jardinagem da empresa.

Mais informações

  • As obras do novo parque fabril da Girando Sol começaram em abril de 2011.
  • A empresa tem 320 colaboradores.
  • Mercado: pequenos, médios e grandes varejistas e atacadistas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A empresa também exporta, embora em pequena escala, para países da América do Sul, América Central e África.
  • A Girando Sol fabrica 12 linhas de produtos: amaciante de roupas, amaciante de roupas concentrado, água sanitária, desinfetante, alvejante com perfume, alvejante sem cloro, detergente líquido, lava-roupas líquido, sabão em barra, lava-roupas em pó, cera e limpador perfumado. No total, são 140 itens voltados à limpeza doméstica.
  • A Girando Sol é uma empresa filiada à Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla). O Anuário 2015 da entidade apontou que o segmento fechou 2014 com aumento de 11,2% no faturamento e 8,5% no volume de vendas em relação ao ano anterior.
  • A Girando Sol ocupa a terceira posição no ranking das maiores empresas, baseado no Valor Adicionado Fiscal (VAF). Também é a terceira maior empregadora do município.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...