Gerente da Dália participa de evento internacional na França

A gerente da Divisão Controle e Qualidade (DCQ) da Dália Alimentos, Ivane Giacobbo, esteve em Paris, na França, no período de 19 a 23 de maio. Ela representou a empresa no SIMPLEX 2014, um seminário internacional que reuniu os principais fornecedores de marcas próprias do Grupo Casino, dentre as quais o Grupo Pão de Açúcar do Brasil. Também estiveram presentes representantes do Grupo Exito, da Colômbia; e do BIG C, do Vietnam; ambos propriedade do Grupo Casino.

De acordo com Ivane, o convite à Dália Alimentos ocorreu em decorrência da empresa ser uma das melhores fornecedores de marca própria do Grupo Pão de Açúcar: leite UHT, marca Qualitá. Ivane explica que as marcas próprias são produtos produzidos por outras indústrias com a marca do grupo. Tal prática foi adotada pelo Grupo Casino em 1902, na Europa, e hoje, 37,8% dos produtos disponibilizados pelo grupo são de marcas próprias. A Colômbia produz 19% e o Brasil 5%, com projeção de crescimento para comercialização com o Grupo Pão de Açúcar.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor da coordenação internacional, Philippe Alarcon, e pelo diretor de marcas próprias do Grupo Casino, Yvon Martin. Foram detalhadas as principais estratégias do grupo para o futuro, em relação às marcas próprias, e também enumeradas as principais tendências da Europa relacionadas ao consumo, com forte propagação para os demais continentes.

As diretoras de marketing e de P&D do Grupo Casino, Corrine Aubry-Lecomte e Irene Francon, apresentaram o processo de desenvolvimento de novos produtos e as iniciativas de inovação que o grupo possui, em relação a esse segmento.

Visitação a supermercados

Também foram realizadas visitas a supermercados de Paris, com a finalidade de observar a forte tendência de produtos comercializados prontos e em pequenas porções. “Os consumidores não preparam as refeições em casa, compram prontas pela praticidade, fazendo com que o custo da alimentação reduza na Europa”, observa Ivane.

Nos supermercados, segundo ela, não há uma seção de açougue, como ocorre no Brasil. “Os produtos permanecem expostos em bandejas ou em cortes para que o próprio cliente escolha o que quer levar. Muitos dos produtos resfriados são vistos ‘soltos’, tanto carnes, como produtos prontos e de conveniência”, comenta Ivane.

Também foi realizada uma visita a fornecedores de produtos lácteos para o Grupo Casino, dentre eles a Triballat Noyal, que possui 15 plantas na França e outras duas na Europa. A planta visitada localiza-se na Vila de Rian, no Centro da França, é automatizada e possui vários robôs na linha de produção. Sua especialidade é a produção de produtos especiais, como queijos e sobremesas.

Ao encerrar-se o evento, os participantes realizaram um workshop de perguntas e respostas e também visitaram supermercados da concorrência com o intuito de comparar a metodologia e logística do Grupo Casino a outros supermercados importantes de Paris.

Para Ivane, a viagem foi uma excelente oportunidade de conhecer uma das cidades turísticas mais visitadas do mundo, além de verificar as tendências na área da alimentação e da qualidade. “Para a Dália Alimentos foi muito importante estar presente no evento e conhecer as tendências de alimentos que o Grupo Pão de Açúcar irá desenvolver com seus fornecedores, bem como as tendências de consumo”, avalia.

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