Geração de energia: Comitiva busca apoio da Fiergs

Comitiva, formada por integrantes da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) e da Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel), esteve, na tarde desta terça-feira, dia 5, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em busca de apoio da federação na agilização de projetos para instalação de hidrelétricas no Vale do Taquari.

O representante da Fiergs no Vale do Taquari, Egon Hoerle, pontuou o interesse da comitiva, que apresentou para o grupo de diretores e membros de comitês dados sobre o potencial energético e projetos para implantação de hidrelétricas nos rios Forqueta e Taquari. “Queremos que a Fiergs seja nossa parceira para realizar nosso sonho de aumentar a produção de energia no Vale”, disse Egon.

O presidente da CIC-VT, Ito José Lanius, destacou que a entidade tem dois objetivos claros nessa bandeira pela energia. “Primeiro é a própria geração de energia, e depois, queremos nos tornar protagonistas, ou seja, atores da geração da energia que consumimos. Sabemos que esses projetos não dependem do poder público, mas de ações do poder público”, destacou Lanius.

O diretor de geração de energia elétrica da Certel, Júlio Salecker, afirmou que “com a implantação das pequenas centrais hidrelétricas no Rio Forqueta e três usinas no Rio Taquari teremos autossuficiência na produção de energia para os 36 municípios do Vale do Taquari por alguns anos”.

O diretor da Fiergs, Edilson Luiz Deltos, elogiou a mobilização da região. Ele disse que é um entusiasta do setor de energia. “Nós também estamos mobilizados, por que é uma cadeia que defendemos. Para o Estado essa geração de energia é fantástica”, defendeu Edilson.

Já o vice-presidente regional da Federasul, Verno Arent, destacou que cada vez mais as agroindústrias estão crescendo e precisam de energia elétrica.

A federação solicitou à Certel, um relatório das hidrelétricas que estão num processo mais avançado de instalação. A Fiergs espera, com esses dados técnicos, poder fazer parte da mobilização regional para a instalação de mais PCHs e usinas na região.

Durante o encontro, a comitiva entregou o Caderno Energia, produzido em parceira com a CIC-VT e o Jornal A Hora de Lajeado. Participaram ainda da comitiva, o prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert e o diretor comercial da Certel, Ernani Mallmann.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...