Geração de empregos em Taquari é uma das maiores do Vale em 2013

No mês de outubro foram divulgados os dados que apontam o desenvolvimento na área empregatícia do Vale do Taquari. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os empregos gerados nos primeiros nove meses no município chegaram a 187 novas vagas ocupadas por trabalhadores. O número representa um índice de 475% de crescimento em relação a média dos últimos dez anos no município.

A média de geração de empregos entre 2003 e 2012 foi de 39 novas vagas por ano na cidade, e nos últimos cinco anos a média ainda caiu para 25 empregos por ano. Em 2013, em apenas nove meses, já foram gerados 187 empregos de carteira assinada. Esses índices apontam um aumento quase cinco vezes maior em relação à média feita nos últimos dez anos. Referente à média dos últimos cinco anos, o número de empregos gerados em 2013 chega a ser oito vezes maior.

Segundo o secretário da Indústria e Comércio, Adelso Costa, o aumento de vagas de emprego no município faz sentido devido ao esforço realizado pela administração em trazer cursos de capacitação para a população, preparando a comunidade para prestar serviços às empresas dentro do município. De acordo com o secretário, esses números também representam a força de vontade dos empresários locais em investir em seus negócios, qualificando e aumentando seu quadro funcional.

Confira na tabela abaixo alguns dados sobre os números de empregos nos municípios do Vale do Taquari neste ano.

Município – 2013 (Janeiro a Setembro)
Taquari = 187
Tabaí = – 7
Bom Retiro do Sul = 144
Paverama = 21
Estrela = 72
Fazenda Vilanova = 4
Fonte: Caged

Adelso afirma ainda que este número tende a aumentar, pois historicamente nos últimos meses do ano as contratações aumentam, principalmente no comércio. Dados da Secretaria da Indústria e Comércio apontam que os ramos que mais empregaram desde o início do ano em Taquari foram o industrial e os prestadores de serviços.

De volta a Taquari

Marcelo Vilanova trabalhava fora do município. Com a oportunidade que surgiu na empresa Rodoquímica, agora ele não precisa mais se deslocar para fora da cidade. “Além de ter recebido uma proposta salarial melhor, trabalho na cidade onde moro e, além disso, fico mais perto de minha família”, afirma Marcelo. Segundo ele, as oportunidades estão aparecendo, e quem tem a ganhar com isso é a população. “As pessoas ficam mais seguras, sem precisar ir para fora, e a economia gira dentro da cidade também”, acredita.

Novas empresas

Desde o início do ano, a Administração Municipal, juntamente com a Secretaria da Indústria e Comércio, têm buscado atrair empresas de outras cidades para se instalarem no município. De acordo com Adelso, o grande desafio é proporcionar a estrutura física necessária para a instalação das novas empresas em Taquari. No entanto, para o secretário, esse problema será resolvido em breve com a criação do distrito industrial, projeto já em andamento pela atual Administração Municipal. “O principal ponto defendido é a qualidade da mão de obra que a população possui e a intenção da administração em qualificar mais os trabalhadores”, disse o secretário.

Ao total, foram visitadas mais de 30 empresas de médio e grande porte, onde foi apresentado o município e suas potencialidades. “Hoje estamos em negociação com três empresas para se instalarem no município, além de mais uma já existente em Taquari, com a qual estamos negociando a sua ampliação”, completou.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...