Funasa analisa qualidade da água da zona rural de Arroio do Meio

O laboratório da unidade móvel da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) esteve, recentemente, em Arroio do Meio, sob coordenação da farmacêutica bioquímica Patrícia Seidel. Acompanhada da equipe local do Departamento do Meio Ambiente e de presidentes das sociedades de água da zona rural, a gerenciadora do Programa de Controle de Qualidade da Água da Funasa realizou a coleta de amostras de água de 12 das 21 associações hídricas do interior do município.

A coleta é uma das etapas do projeto pioneiro na Região, viabilizado por meio de um convênio entre Administração Municipal e Funasa. O principal objetivo é verificar e certificar a qualidade da água fornecida para os moradores do interior, além de orientar os responsáveis pelas associações quanto ao monitoramento de análise da potabilidade da água, realizado por empresas terceirizadas na zona rural. Antes dessa etapa, o projeto foi apresentado para presidentes das associações, afim de esclarecer dúvidas.

De acordo com Patrícia, as amostras seguem para análises físico químicas e microbiológicas. Após, são elaborados relatórios das análises, para posterior apresentação aos gestores. Estuda-se ainda trazer o geólogo da Funasa ao município para a ocasião. O processo deve ser concluído até o final do ano, certificando a qualidade da água ofertada para a zona rural. Patrícia adianta que considera as associações locais bem organizadas e se mostra positiva em relação às pré-análises já realizadas. “Por enquanto temos bons resultados nas amostras coletadas”, afirma.

Acompanhando o processo desde o início, o prefeito Sidnei Eckert reforça o compromisso da Administração Municipal com programas voltados à saúde preventiva e bem estar da comunidade arroio-meense. “Água é vida, é saúde. Esta iniciativa permite ao poder público auxiliar tecnicamente nossas associações de água do interior, para que possam também verificar os serviços terceirizados que elas contratam para o tratamento e controle da qualidade da água que fornecem aos seus associados”, explica.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...