Fórum Tecnológico do Leite realiza atividades de campo

O 9º Fórum Tecnológico do Leite realizou, nas tardes de quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, na Granja do Colégio Teutônia, atividades de campo com foco na bovinocultura leiteira. Na ocasião, os diferentes grupos de produtores percorreram as cinco estações temáticas distribuídas pela Granja, organizadas pelo Colégio Teutônia com o apoio de diversas entidades. O circuito temático abordou temas como implantação e adubação de forrageiras, consorciação de pastagens, leite com qualidade, técnicas em silagem e totalmix e período de transição do parto (pré e pós).

O objetivo da atividade foi ampliar alguns dos temas abordados durante o Fórum para além da teoria, mostrando na prática as suas aplicações. “É uma forma de qualificar o aprendizado, promovendo a troca de experiências entre os envolvidos e a aproximação em relação às tecnologias existentes”, enfatizou o coordenador do evento, Márcio Mügge. Para o produtor Edison Henrique Ávila, da localidade de Pareci Velho, em Capela de Santana, a intenção era conhecer mais sobre manejo de pastagens e elaboração de silagens. “O que pode representar um diferencial em relação à produção”, acredita.

Com 11 vacas em lactação, Ávila produz na propriedade em que mora com o pai, a mãe, a esposa e os filhos, cerca de 190 litros de leite ao dia. “Há cerca de oito anos, quando houve a crise do setor, produzíamos 600 litros diariamente”, recorda. Na época, a família resolveu apostar na criação de bovinos de corte como alternativa de produção. “Hoje, com o leite próximo a R$ 1,00 pago por litro ao bovinocultor, minha intenção é voltar a esse volume de produção, já que o produto representa uma renda diária que nos garante sustento e qualidade de vida”, projeta. A implantação de pastagens permanentes já é parte desse processo.

O 9º Fórum Tecnológico do Leite recebeu centenas de agricultores familiares, técnicos e pesquisadores da área, com a realização de diversos painéis e palestras, além de concurso do leite em metro e a inédita Escolinha do Leite, que leva informações sobre a cadeia produtiva para crianças de seis a dez anos de idade das redes municipal, estadual e particular.

O evento teve como tema “Produção leiteira: tendências, possibilidades e cenários” e celebrou o Dia Estadual do Leite, comemorado sempre na terceira quarta-feira do mês de setembro. Em paralelo, foi realizada a 5ª edição da Feira Agro Comercial, com exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar como embutidos, queijos, massas, pães, conservas, ovos coloniais e mel, ofertados pelas agroindústrias na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho.

O 9º Fórum Tecnológico do Leite foi uma realização do Colégio Teutônia, com a parceria de Emater/RS-Ascar, Regional Sindical Vale do Taquari, Fetag/RS, Governo do Estado – Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (ASEAT), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Nutrifarma, Cooperativa Languiru, Certel Energia, Sicredi Ouro Branco, Du Pont Pionner, Banrisul e prefeituras de Teutônia e Westfália.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...