Fórum Tecnológico do Leite: Lançamento da programação será no dia 18 de maio

A comissão organizadora do Fórum Tecnológico do Leite – 10ª Edição e Feira Agro Comercial – 6ª Edição voltou a se reunir no dia 12 de abril para dar andamento ao planejamento do evento. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões do Colégio Teutônia e contou com a participação de representantes do educandário, da Cooperativa Languiru, da Emater-Ascar/RS, da Fetag, da Secretaria da Agricultura de Teutônia, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia, da Certel e do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa). Em pauta, definições quanto aos dias de campo que antecedem o evento, estações temáticas, Escolinha do Leite, almoço, divulgação, lançamento do evento e detalhes da programação.

Organizado pelo Colégio Teutônia e parceiros nos dias 21 e 22 de setembro, o Fórum terá como tema “Eficiência nos sistemas de produção de leite”, focado no processo produtivo das propriedades rurais. Marca as comemorações pelo Dia Estadual do Leite em Teutônia, data celebrada anualmente na terceira quarta-feira do mês de setembro, enaltecendo a importância da bebida para a população e incentivando o consumo do alimento.

Bastante diversificada, a programação busca envolver diferentes públicos, desde produtores rurais, profissionais técnicos, lideranças, estudantes, crianças e jovens, bem como a comunidade em geral.

Dias de campo

Entre as novidades desta edição, cuja apresentação oficial ocorre em evento de lançamento agendado para o dia 18 de maio, às 19h30min, no CT, haverá três dias de campo em período que antecede o Fórum e a Feira.

O primeiro dia de campo será no dia 16 de junho, das 14h às 16h30min, cujo foco serão as tecnologias de precisão, com a parceria de empresas de máquinas e implementos agrícolas. No dia 21 de julho, também das 14h às 16h30min, o dia de campo destaca nutrição e qualidade do leite. No dia 18 de agosto, no mesmo horário das edições anteriores, o dia de campo apresenta programa de criação de terneiros como opção complementar à atividade leiteira nas propriedades, como ideia inovadora para geração de renda. Todas essas atividades ocorrem na Granja do Colégio Teutônia.

Ainda no dia 18 de agosto, das 17h30min às 21h, haverá mostra de trabalhos de iniciação científica dos estudantes dos cursos técnicos do Colégio Teutônia, trabalhos de sala de aula desenvolvidos com olhar prático para o dia a dia da agropecuária e do agronegócio. O evento ocorre no Auditório Central do educandário.

“Precisamos dar eco a esses trabalhos de iniciação científica. A escola possibilita a geração de inúmeras experimentações e queremos convidar a comunidade para participar desse momento diferenciado, de compartilhamento de conhecimento. São os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, temos um grande potencial sendo trabalhado aqui”, frisou o diretor do CT, Jonas Rückert.

Programa em elaboração

O Fórum Tecnológico do Leite – 10ª Edição e Feira Agro Comercial – 6ª Edição ocorrem em setembro. A abertura oficial será às 19h30min do dia 21, no Auditório Central do CT, com pronunciamento de autoridades e convidados. Em seguida, das 20h às 21h30min, haverá o primeiro painel do evento, tendo como tema “Qualidade do leite, cenário e ações governamentais”.

Na quinta-feira, dia 22, a programação reinicia às 9h, com recepção, credenciamento e momento cultural no Auditório Central. No período das 9h às 16h ocorrem as atividades da Escolinha do Leite, com a participação da Cooperativa Languiru, num bate-papo direcionado às crianças e estudantes das redes municipal, estadual e particular, no Mini Auditório do CT.

Das 9h30min às 11h, no Auditório Central, haverá palestra sobre pastagens e forrageiras na alimentação animal, com o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e pesquisador da Embrapa Trigo, Renato Serena Fontaneli, novamente no Auditório Central.

No período das 11h às 14h ocorre o circuito de visitação aos estandes da Feira Agro Comercial e Estações Temáticas, com a participação de agroindústrias, distribuídas pelo pátio do Colégio Teutônia. Entre essas estações, já estão confirmadas uma relacionada à eficiência energética e outra que irá abordar a Norma Regulamentadora 31, relacionada à segurança para profissionais do setor agropecuário, máquinas, equipamentos, silos e uso de agrotóxicos. “A estação relacionada à NR 31 apresenta uma demanda significativa de necessidades para os produtores rurais, promovendo a qualidade de vida e a segurança nas atividades do dia a dia”, destaca o coordenador geral do evento, Márcio Mügge, adiantando que a expectativa é de que haja cinco estações temáticas com diferentes enfoques relacionados ao campo. Neste dia também haverá almoço, preparado com o apoio de parceiros da Fetag.

À tarde, novamente no Auditório Central, a partir das 14h haverá painel sobre sistemas de produção, com relatos de produtores bem-sucedidos em diferentes sistemas de produção leiteira, como leite à base de pasto, free stall (galpão de confinamento de animais em sistema de baia/cama individual) e compost barn (galpão de confinamento de animais em sistema de cama coletiva).

Às 16h haverá mais uma edição do tradicional Concurso de Leite em Metro, com o sorteio de brindes, e o encerramento do Fórum e da Feira Agro Comercial será às 16h30min.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...